terça-feira, 17 de maio de 2011

Capitalismo dos amigos dos amigos

Cinco anos depois do estupro da conta bancária do caseiro, chegou a hora de conferir as contas de Palocci « Augusto Nunes – VEJA.com:
“O ministro Palocci declarou os seus ganhos à Receita Federal”, disse nesta segunda-feira o presidente do PT, Rui Falcão. “É um assunto encerrado”. Encerrado coisa nenhuma: da mesma forma que a última do Dirceu, a última do Palocci mal começou. O ex-ministro precisa explicar o milagre da multiplicação do patrimônio de um cliente. O ainda ministro precisa explicar o milagre da multiplicação do próprio patrimônio. E ambos precisam contar o que fazem exatamente para ganhar tanto dinheiro em tão pouco tempo.

Que tipo de serviço prestam os dois consultores? Quanto cobram dos interessados? Quem são os clientes? Como tem sido a evolução patrimonial da freguesia? Sobretudo, que espécie de informação fornecem o ex-capitão do time de Lula e o homem mais poderoso do governo Dilma Rousseff? Afastados do Planalto por envolvimento em escândalos de bom tamanho, eles sempre mantiveram desimpedidos os atalhos que levam a informações privilegiadas de grosso calibre. Usá-las para ganhar dinheiro é uma agressão à ética. Dependendo do conteúdo, é crime.
Um dos temas recorrentes aqui do blog é o modelo clientelista adotado desde sempre no Brasil - e que arrisco dizer expande-se vertiginosamente mundo afora. Um dos meus objetivos é justamente combater, com dados, o ataque ao que chamam erroneamente de livre mercado (ou laissez-faire), visto que o livre mercado é caracterizado justamente pela ausência de atores privilegiados e pela independência em relação ao Estado. Mas sempre haverá quem use o fato de que economistas não podem prever o futuro para defender maiores poderes a economistas arbitrários.

Outras notícias recentes sobre a nova elite econômica, que prefere agradar aos governantes em detrimento dos consumidores:
Outros posts relacionados:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu costumo aceitar todos os comentários que não sejam ofensivos ou SPAM. Mas antes, leia a política de comentário do blog. Aceite, do fundo do seu coração, que seu comentário poderá ser rejeitado.

Por favor, não inclua nem mesmo na sua assinatura links comerciais ou que não sejam relacionados ao post - o comentário será rejeitado e entrará na fila de SPAM.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails