Política de comentários

Seu comentário é importante. É essencial. Pode criticar a forma e o conteúdo, eu prefiro a crítica ao aplauso. Se eu demorar a responder é porque ainda estou ruminando, farei meu melhor para entender seu ponto de vista. Mas antes, devo deixar claro o nosso "contrato" e assumirei que você, ao enviar seu comentário, concorda com as regras aqui explicitadas.

A internet é e deve permanecer livre e democrática. Este blog não. Liberdade de expressão é a garantia de que sua voz possa ser ouvida, e não que todos sejam obrigados a ouvir o que você quer dizer. Minhas regras podem ser arbitrárias, subjetivas e completamente anti-democráticas (para uma visão comezinha de democracia), mas servem para manter a qualidade e o respeito aos outros leitores.

Moderação de comentários

Todos os comentários são moderados, ou seja, só comentários aprovados por mim aparecerão no blog. Ofensas, SPAM, propaganda, e outros comentários que agridam a lógica não serão aceitos. Corta-e-cola tampouco. Não perca o seu tempo, pois eu não perderei o meu. Se você quiser que mais pessoas entendam a verdade especial da sua teoria de estimação, este não é o lugar para você compartilhá-la.

Antes de comentar certifique-se de que você leu o post, tentou entender do que se trata, e faça com que seu comentário reflita esses fatos. Eu nem lerei comentários confusos ou que não estejam relacionados ao post, assim como comentários contendo links comerciais.

Eu não rejeito comentários baseado na opinião em particular, mas sim na cogência, polidez e pertinência do texto. E note que essas qualidades tem pouco a ver com a intenção do autor, e sim em como elas são percebidas por mim e por outros leitores. É muito rude, por exemplo, tentar usar meu blog como plataforma para sua pregração.

Pessoas que conquistaram meu respeito não tem com o que se preocupar, desde que devidamente identificadas. Comentários anônimos são permitidos a princípio, mas as chances de vê-lo publicado são muito maiores caso o autor se identifique devidamente.

Como escrever, então

Uma regra simples, que costuma melhorar espetacularmente a qualidade do comentário é esperar um dia antes de fazer uma crítica mais incisiva. Se depois de um dia você ainda estiver com sede de sangue, espere mais um dia antes de comentar. Não tenhamos pressa, ainda que o formato de blog imprima esse stress.

Também aconselho a que você guarde uma cópia do comentário enviado: se por ventura seu opus for rejeitado, você não terá a sensação de tempo perdido em escrevê-lo. E não se esqueça: somos responsáveis pelo que escrevemos; pior do que ter o comentário rejeitado é tê-lo aprovado e assim ficar para a posteridade ;)

E por favor, não inclua links para sua empresa em sua assinatura - identifique-se usando uma página pessoal. Isso não vai lhe atrair clientes nem melhorar sua posição no google rank, vai apenas colocar sua empresa na lista de SPAMMERs.

O mundo está se tornando mais bruto, e eu não quero contribuir com isso.

(original http://bizarrocomic.blogspot.com)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails