sexta-feira, 19 de março de 2010

Bolsas de pós-graduação (mestrado e doutorado) no Japão

Recebi esta informação do consulado do Japão, é uma oportunidade espetacular para quem quer fazer pesquisa séria, a sério. Não é para turistas. Se você gosta de pesquisa, é dedicado e consegue trabalhar sob pressão, será a experiência da sua vida. Não é necessário falar japonês - exceto para a área de humanas, creio eu.


Bolsas de Estudo do Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão (Monbukagakusho)
PÓS-GRADUAÇÃO - 2011

A bolsa de pesquisa oferece a oportunidade de realizar pesquisa, mestrado ou doutorado em universidades japonesas.
Para pleitear, alguns dos requisitos são: nacionalidade brasileira, idade até 34 anos em 01/04/2011, formação universitária, disponibilidade de embarque em abril ou outubro de 2011. O informativo completo está disponível em nossa homepage (Bolsa de Pesquisa - Pós-graduação). Todas as dúvidas sobre a bolsa poderão ser esclarecidas nas palestras explicativas, conforme o calendário abaixo:
  • 31 de março de 2010/ 19h~21h      HOTEL MERCURE (Paulista): Rua São Carlos do Pinhal, 87 Bela Vista - São Paulo
  • 05 de abril de 2010/ 14h~16h         USP (Casa de Cultura Japonesa): Av. Prof. Lineu Prestes, 159 Cidade Universitária - São Paulo
  • 08 de abril de 2010/ 12h30~14h     UNICAMP (Biblioteca Central): Rua Sérgio Buarque de Holanda, s/n,  Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Campinas
  • 12 de abril de 2010/ 14h~16h        MACKENZIE (Auditório Reverendo Wilson de Souza Lopes): Rua da Consolação, 930 Consolação - São Paulo
  • 26 de abril de 2010/ 18h30~19h30 PUC (Auditório Prof. Dr. Ricardo Hasson Sayeg): Rua Ministro de Godoy, 969 Perdizes - São Paulo, Edifício Reitor Bandeira de Melo - ERBM 1º andar
Inscrições gratuitas: ver e-mail ou página do consulado (Vagas limitadas)

4 comentários:

  1. Boa tarde, estou cursando Tecnologia da Informação em Belo Horizonte. Seria possivel fazer pós graduação no japão? Estou meio por fora, mas creio que la seja uma boa oportunidade de voltar ao Brasil bem graduado nessa area.
    Caso respondam meu e-mail é: Cleitontti@gmail.com.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Olá Cleiton!
    É possível sim. Há vários tipos de bolsa, e a mais recomendada é a oferecida pelo Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia (MEXT) do Japão, que eu cito no post. Eles oferecem essas bolsas a estudantes de todo o mundo, e quem organiza no Brasil é o consulado do Japão.

    Procure em qual consulado (tem em MG?) você tem que fazer a inscrição. Depois de inscrito você faz uma prova e entrevista, eu acho, e aí caso aprovado você deve entrar em contato com uma universidade japonesa onde esteja o professor com quem você quer trabalhar.

    Meu conselho é já ir procurando o professor orientador, e ir preparando os documentos (alguns tem que ser traduzidos, e você tem que escrever o projeto). A inscrição deve ser em abril ou maio de 2012, para viajar em abril de 2013. Isso é o que eu me lembro, algumas coisas mudaram desde que eu fui bolsista...

    Dê uma olhada na página do consulado
    http://www.sp.br.emb-japan.go.jp/pt/cultura/bolsa1.htm para mais informações.

    ResponderExcluir
  3. Olá Leonardo.
    vc disse pra ir procurando professor orientador...
    mas como pode ser feito isso daqui do brasil?


    Camila

    ResponderExcluir
  4. Olá Camila! Dê uma olhada na última pergunta do FAQ do consulado aqui: http://www.sp.br.emb-japan.go.jp/pt/cultura/bolsa1_posb.htm.

    O consulado sugere procurar as universidades/laboratórios através do ReaD (que é o "currículo Lattes" deles), em especial as universidades públicas: http://www.jasso.go.jp/index_e.html. Você pode começar procurando algum laboratório ou professor conhecidos na sua área; procure os laboratórios que façam uma pesquisa que te interessa -- busque a lista de publicações dos membros do laboratório, em especial do professor responsável. Veja a qual faculdade pertencem, porque é aí que você vai querer se inscrever!

    Quando eu me inscrevi para essa bolsa (em 2002) devíamos ter a aprovação do professor antes de nos inscrevermos -- o que quer dizer que tínhamos que entrar em contato com o professor, normalmente mandar um CV e dizer que tipo de pesquisa queríamos fazer, e nos inscrevíamos só depois de ter a resposta formal do professor/universidade. Agora é diferente, só depois de passar nas provas é que você entra em contato com as universidades, pedindo para colocá-la em contato com o/a professor/a.

    O que eu faria é mandar um e-mail para os potenciais professores (dois, no máximo) dizendo que pretendo concorrer à bolsa, e que eu adoraria se o/a professor/a considerasse a possibilidade de trabalharmos juntos caso eu seja aprovado. (alguns diriam OK, outros diriam que não estão interessados, ...)

    PS: fazer isso daí do Brasil é da mesma forma que se faria no Japão: buscando na internet, e escrevendo e-mails ;)

    ResponderExcluir

Eu costumo aceitar todos os comentários que não sejam ofensivos ou SPAM. Mas antes, leia a política de comentário do blog. Aceite, do fundo do seu coração, que seu comentário poderá ser rejeitado.

Por favor, não inclua nem mesmo na sua assinatura links comerciais ou que não sejam relacionados ao post - o comentário será rejeitado e entrará na fila de SPAM.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails