sábado, 13 de junho de 2009

Desprezo à democracia e negação do espírito universitário

Começo com um trecho de editorial do Estadão:
Nas 80 unidades da USP espalhadas na capital e no interior, os 5 mil professores continuaram lecionando para os 86 mil alunos da instituição.

Assim, os grevistas apelaram para o surrado expediente da "invasão da Reitoria", que consiste em tentar impedir o acesso dos dirigentes da Universidade aos seus gabinetes, obrigando-os a pedir reintegração de posse na Justiça. Como a reintegração é feita pela PM, uma vez que os baderneiros se recusam a obedecer a ordem judicial, os grevistas alegam que a presença das tropas na Cidade Universitária compromete a autonomia da USP, acusam o governo estadual de autoritário e se recusam a "dialogar" com a reitora.

Invariavelmente, a estratégia é implementada por sindicalistas truculentos que provocam o confronto com a PM e depois se apresentam como vítimas da violência policial. E, para encerrar a greve, exigem que não haja punição administrativa por seus atos ilegais e o pagamento dos dias não trabalhados a todos os servidores, além de se recusarem a ressarcir os prejuízos causados por depredações. Ou seja, exigem impunidade - e ela lhes é garantida por dirigentes universitários que se apressam a ceder a essas exigências, para tentar retomar a normalidade da vida acadêmica.
E alguns relatos em primeira pessoa, em ordem aleatória (leiam os posts originais, os trechos aqui selecionados não são representativos):

Imprensa Marrom - RELATO DE UMA JORNALISTA PRESENTE NA USP - E UM VÍDEO ESCLARECEDOR
O debate sobre autonomia não está em questão, porque foi a reitora quem chamou a polícia. E a polícia não invadiu nem ocupou o campus, como eles colocam - ela ficou de prontidão na porta do prédio que estava bloqueado - e não estou aqui nem defendendo essa presença.
Thiago Silva Lisboa :: Blog :: Participar da greve a força
Dessa vez para evitar o quebra-quebra a reitora chamou a polícia antes, gato escaldado tem medo de água fria. Porque será que eu não estou com a perna sangrando devido a uma bala de borracha? Porque eu nem cheguei perto dos policiais, coisa que todos deveriam fazer pois nao vivemos numa anarquia, existe uma coisa que se chama desacato a autoridade.
Rafael Sola de Paula de Angelo Calsaverini :: Blog :: Quem trouxe a violência à USP? (esse relato também é reproduzido aqui e aqui)
Cinco alunos acompanharam a professora até a sala dela para discutir o que tinha acabado de acontecer e também porque temiam maiores retaliações direcionadas à professora. Ao perceberem isso, os estudantes chegaram a mais uma conclusão infundada: os alunos estariam indo para terminar a prova, “bando de puxa-sacos”. Eles vieram atrás desses alunos e da professora, que, temendo pela integridade física dos mesmos, trancou a porta de sua sala. Nisso, os estudantes começaram a bater com excessiva força na porta, como que tentando derrubá-la, e desligaram a luz do andar inteiro.
Rafael Sola de Paula de Angelo Calsaverini :: Blog :: O que houve de verdade nas manifestações
Depois de mais de 2h de interrupção do transito os funcionários e alguns estudantes resolveram voltar para a reitoria. Mas alguns alunos ainda ficaram lá na av. Após uns 5mim decidiram voltar pra reitoria tb. Quando estavam voltando decidiram encurrlarar 5 PMs que estavam em frente a creche, ao lado da FE, (naquele museu que não sei o nome) assim...
Profa. Ana A.S.César :: Blog :: A vergonha que tivemos que nos submeter (reproduzido também aqui)
Depois, as organizações de funcionários e estudantes saíram em passeata para o portão 1 para repudiar a presença da polícia do campus. Embora a Adusp não tivesse aderido a essa manifestação, eu, individualmente, a acompanhei para presenciar os fatos que, a essa altura, já se anunciavam. Os estudantes e funcionários chegaram ao portão 1 e ficaram cara a cara com os policiais militares, na altura da avenida Alvarenga. Houve as palavras de ordem usuais dos sindicatos contra a presença da polícia e xingamentos mais ou menos espontâneos por parte dos manifestantes.

Esse último é engraçado porque está sendo usado como panfletagem da violência policial - apesar de o sujeito ter dito não estar presente quando a confusão começou - mas na verdade mostra que os pseudo-grevistas saíram de onde estavam e foram até onde estava a polícia, do lado de fora da USP (uns dez minutos de caminhada). E foram com o intuito de provocar em xingamentos "mais-ou-menos" espontâneos (dado que o "fora PM" é um mantra condicionado).



Powered by ScribeFire.

Um comentário:

  1. O Tom me deixou uma ótima dica de leitura, um texto do professor Silvio Salinas sobre o fascismo de esquerda:
    http://stoa.usp.br/calsaverini/weblog/51832.html#cmt14813

    Por alguma razão ele não conseguiu postar o comentário aqui, preciso verificar... ó vergonha...

    ResponderExcluir

Eu costumo aceitar todos os comentários que não sejam ofensivos ou SPAM. Mas antes, leia a política de comentário do blog. Aceite, do fundo do seu coração, que seu comentário poderá ser rejeitado.

Por favor, não inclua nem mesmo na sua assinatura links comerciais ou que não sejam relacionados ao post - o comentário será rejeitado e entrará na fila de SPAM.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails