sábado, 23 de julho de 2011

Princípios ou Conveniência?

Tradução minha de trecho do artigo "Principles or Expediency" de F.A. von Hayek, publicado em 1971:
Da compreensão de que os benefícios da civilização estão no uso de um conhecimento maior do que poderia ser usado em qualquer iniciativa deliberadamente dirigida, deduzimos que não está em nosso poder construir uma sociedade desejável simplesmente juntando os elementos particulares que por si só parecem desejáveis. Apesar de que provavelmente todas as melhoras benéficas devam ser gradativas, se os passos em separado não forem guiados por um corpo de princípios coerentes, o resultado possivelmente será a supressão da liberdade individual.

A razão é muito simples porém não é compreendida por todos. Uma vez que o valor da liberdade se encontra nas oportunidades imprevisíveis e impossíveis de antecipar que ela cria, quase nunca saberemos o que perdemos com a uma perda em particular da liberdade. Qualquer restrição assim, e qualquer coerção além daquelas dirigidas a fazer cumprir regras gerais, terão como objetivo atingir algum resultado previsível em particular, mas nunca será sabido o que passa a ser impedido por tais restrições. Os efeitos indiretos [1] de qualquer interferência com a ordem do mercado são proximais e claramente visíveis na maioria dos casos, enquanto os efeitos mais indiretos e remotos são em grande parte desconhecidos e portanto desconsiderados. Nunca ficaremos cientes de todos os custos para se atingir resultados específicos por tal interferência.

Portanto, quando decidimos sobre cada assunto baseados somente no que parecem ser seus méritos individuais, sempre superestimamos as vantagens de um planejamento central. Nossa escolha sempre parecerá ser entre um ganho sabido e tangível e a mera probabilidade de prevenção de alguma ação benéfica desconhecida por pessoas desconhecidas.
(dica do blog Bleeding Heart Libertarians)


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails