sexta-feira, 24 de junho de 2011

Cobertura científica pelos jornais brasileiros: uma vergonha

Uma propaganda disfarçada de reportagem na Folha, intitulada "Glicemia baixa sem insulina "não é milagre", diz especialista":
"É isso mesmo... O diabetes tipo 2 tem cura", avalia de maneira serena e confiante Gabriel Cousens, autor do livro "A Cura do Diabetes pela Alimentação Viva" . Com um programa de 21 dias, o médico afirma que a vida dos pacientes que se empenharam no projeto e seguiram à risca os procedimentos foi transformada. Basta seguir a dieta elaborada por ele ao longo de anos de pesquisas, estudos e resultados mais do que satisfatórios para sentir a diferença em pouco tempo.
Ainda que tivesse cura, não é esse charlatão que teria a resposta, muito menos baseada em dietas milagrosas. Para saber sobre o perigo que esse charlatão representa (e que a Folha endossa vergonhosamente), basta ler este post do sempre atento Orac, ou este post do PalMD no Denialism Blog. Indo à página do enganador, Qpodemos saber quais são suas qualificações:
Doctor Sir Gabriel Cousens M.D., M.D.(H), D.D. (Doctor of Divinity), Diplomate of American Board of Integrative Holistic Medicine, Diplomate Ayurveda, visionary mystic, physician of the soul (...) Dr. Cousens functions as a rabbi, holistic physician, the leading live-food medical expert in the world, and according to the New York Times: "the fasting guru and detoxification expert". He is also a psychiatrist, family therapist, Ayurvedic practitioner, homeopath, acupuncturist, medical researcher, and an ecological leader.
Há alguma curanderia em que o sujeito não se ache um expert?

Isso sem falar nas clássicas reportagens "descoberto o gene disso e daquilo", publicações dúbias (legítimamente publicadas mas que não se sustentam) e algumas que não estão erradas mas que contradizem outras sem haver menções entre elas. Não farei generalizações acusatórias. Posso imaginar várias situaçôes em que parece não haver opções (competir com a internet é difícil, temos prazos, não somos pagos para criticar o material, etc.), e tampouco tiro a conclusão fácil de que a grande mídia <inclua acusação ideológica aqui>. Mas devemos assumir a responsabilidade em educar e informar, ainda que nos custe mais do que a simples tradução.

A falha não está apenas em dar destaque a impostores (virar notícia, em si, já é uma vitória para eles), particularmente na seção de Ciências, mas em reproduzir bovinamente todas as mentiras sem nenhuma tentativa de contestação. E não é o único exemplo da Folha de SP sendo incapaz de reproduzir uma reportagem criticamente.

Leilão na Suíça vende pele do abominável homem das neves:
O abominável homem das neves está na Suíça, ou ao menos uma parte dele, já que uma estranha pele durante anos atribuída ao temível Yeti foi vendida nesta quarta-feira em Genebra por cerca de 12 mil euros.
'Menino magnético' fica famoso na Croácia por atrair metais:
Um menino croata de apenas seis anos de idade parece ter a capacidade de atrair objetos metálicos, como se fosse um super-herói dos quadrinhos.(...) Além de seus supostos poderes magnéticos, Ivan também teria uma incrível capacidade de regeneração. (...) Ivan teria ainda o poder de curar outras pessoas.
Psicólogo usa biologia para ajudar ricos de 30 anos que não conseguem paquerar:
A maioria dos pacientes, em busca de apoio emocional, frequenta o lugar por um ou dois anos --uma consulta por semana a R$ 260 cada (mas diz que faz por menos se a pessoa não puder pagar). Amélio, que não gosta de ser comparado com o consultor amoroso do filme "Hitch", é também professor do Instituto de Psicologia da USP, com especial interesse em psicologia evolutiva. Seu curso "Relacionamento amoroso: teoria e pesquisa" é uma das mais disputadas em épocas de matrícula.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu costumo aceitar todos os comentários que não sejam ofensivos ou SPAM. Mas antes, leia a política de comentário do blog. Aceite, do fundo do seu coração, que seu comentário poderá ser rejeitado.

Por favor, não inclua nem mesmo na sua assinatura links comerciais ou que não sejam relacionados ao post - o comentário será rejeitado e entrará na fila de SPAM.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails