terça-feira, 21 de setembro de 2010

Parece fácil educar na base da canetada, mas criamos idiotas diplomados

Debatedores temem fim do sistema de avaliações do ensino no Brasil (BBC, 21/09/2010):
Os especialistas disseram que outro sinal de alerta para qual os novos governantes devem se atentar é o problema do inchaço do currículo no Ensino Básico. Ilona criticou os "penduricalhos na grade curricular", ou seja, a inserção de matérias extras, como filosofia.

Para Menezes, primeiro é preciso investir nas matérias básicas: "Em matemática, por exemplo. No ranking de 55 países do índice Pisa, o Brasil ficou em 52º." "No Congresso, todo dia tem alguém propondo uma nova disciplina", reclama Ramos. "A última foi de educação no trânsito."

As distorções no Ensino Superior também foram debatidas pelos participantes. Ilona lembrou que o Brasil tem muito mais gente se formando na área de humanidades. "O problema é que essas pessoas não estão trabalhando em suas áreas", disse a especialista. "Não adianta formarmos tantos psicólogos. O que o Brasil precisa é de mais médicos, engenheiros."

Menezes explica que, há alguns anos, quem tinha diploma universitário ganhava 2,5 vezes mais do que quem não tinha. Mas hoje essa diferença está caindo, indicando que parte do mercado está ficando saturada. Por isso, ele acredita ser preciso dar mais atenção à área de exatas.
(HT @brasilciencia)

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