quarta-feira, 5 de maio de 2010

Educação por decreto

Expansão de universidades federais amplia déficit de professores qualificados - Vida - Estadao.com.br:
 A expansão das universidades públicas promovida pelo governo federal aprofundou um antigo problema das instituições: a dificuldade de se contratar professores com doutorado. A carência é maior nas Regiões Norte e Centro-Oeste. Apenas neste ano, as federais de Rondônia (Unir), Pará (UFPA) e Amazonas (Ufam) tiveram de reabrir concursos públicos para docentes por falta de inscritos qualificados. (...)

"Por causa do Reuni (programa do governo federal de expansão das universidades, lançado em 2003) foram abertas entre 10 mil e 12 mil vagas para professores. E nós queremos que todos sejam doutores", afirmou Ana Deyse Dorea, vice-presidente da Andifes [Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior].
Ou seja, para solucionar o aumento desenfreado de universidades, cria-se uma aumento desenfreado de doutores. Tenho cá minhas dúvidas sobre essa criação de demanda "top-down". Se o problema é o diploma, resolve-se fácil. Se o problema é qualificação, aí complica. Como disse o professorRoberto Leal Lobo e Silva Filho:
Porém, a pesquisa científica não se dá somente em função da titulação do professor ou das exigências legais. É preciso que ele trabalhe em um ambiente propício, que possa interagir com colegas bem formados, participe de congressos científicos, tenha infraestrutura adequada e informação científica e seja estimulado e cobrado a realizar pesquisas competitivas. Por isso, tão importante quanto a titulação são as condições para a pesquisa e sua efetividade, que leve ao desenvolvimento econômico e à inovação.
Também recomendo a leitura desse post de Roberto Selbach Teixeira sobre a regulamentação das profissões de informática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu costumo aceitar todos os comentários que não sejam ofensivos ou SPAM. Mas antes, leia a política de comentário do blog. Aceite, do fundo do seu coração, que seu comentário poderá ser rejeitado.

Por favor, não inclua nem mesmo na sua assinatura links comerciais ou que não sejam relacionados ao post - o comentário será rejeitado e entrará na fila de SPAM.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails