sexta-feira, 7 de maio de 2010

Mais ciência

Trecho do mais recente livro do professor Orlando Tambosi, "A cruzada contra as ciências (quem tem medo do conhecimento?)":
É importante distinguir ciência e tecnologia, cujas motivações são diferentes. Ambas estão hoje tão imbricadas que já se tornou comum aplicar-lhes a sigla C&T, ofuscando algumas diferenças fundamentais. Em poucas palavras, ciência produz idéias, teorias, informações; tecnologia produz objetos, bens, voltados para as necessidades e demandas do mercado. Uma busca simplesmente conhecer; outra, visa a fins práticos. Ambas envolvem processos cognitivos, mas seus resultados são diferentes. O produto final de uma atividade científica inovadora, em geral, é uma declaração escrita, um paper anunciando uma descoberta experimental ou uma nova teoria. Já o produto final de uma inovação tecnológica é, tipicamente, um acréscimo à realidade material: um relógio, uma máquina, um aparelho de barbear, um telefone celular.
Para ler mais, visite o link acima, ou compre o livro.

Fiquei com vontade de escrever mais sobre ciência aqui. Eu normalmente não tenho tempo para mais que um corta-e-cola do que estou lendo, quando muito organizando os artigos por assunto. Mas notícias como essa, sobre o genoma dos Neandertais, devem ser compartilhadas.

A ver como eu me organizo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu costumo aceitar todos os comentários que não sejam ofensivos ou SPAM. Mas antes, leia a política de comentário do blog. Aceite, do fundo do seu coração, que seu comentário poderá ser rejeitado.

Por favor, não inclua nem mesmo na sua assinatura links comerciais ou que não sejam relacionados ao post - o comentário será rejeitado e entrará na fila de SPAM.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails