quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

O delírio do Foro de São Paulo


foto da AP, publicada no el País

Comentário de Marcos Guterman no Estadão:
Com um manifesto que começa dizendo “um fantasma recorre nuestra América” (algo como “um espectro ronda a Europa”, mas sem o charme intelectual de Marx), formou-se nesta terça-feira o Movimento Continental Bolivariano (MCB). A fundação se deu em Caracas, centro do império chavista, reunindo militantes de 30 países, entre os quais o Brasil. Assim como o Manifesto Comunista, o programa do MCB invoca a luta de classes como preâmbulo e motor: “El capitalismo fracasó”.

O MCB, conforme expressa no manifesto, considera a guerra como uma forma legítima de ação, invocando os tempos da independência da América espanhola: “Nos liberamos de los tiranos por la senda de la guerra y del honor, haciendo uso del derecho imprescindible y sagrado de la resistencia a la opresión”. E acrescenta: “Que el Movimiento Continental Bolivariano, sus liderazgos políticos y sociales, se erijan en el Estado Mayor que conduzca la marcha de los pueblos hacia el triunfo de la revolución continental”.
Ele comenta também que o movimento recebe o apoio das FARC, tem liderança chavista e é claramente anti-americano (e anti-Colômbia). Para os links originais, veja o texto dele. Engraçado que o El País comentou sobre a reunião mas não mencionou o movimento, dando destaque à recusa dos presidentes bolivarianos em reconhecer as eleições democráticas em Honduras. Eu perguntaria a esses gênios da política como é, então, que se sai de um golpe de estado sem derramar sangue (ainda que fosse um golpe).

Será que ainda há quem diga que o Foro de São Paulo é um delírio de uma ultra-direita?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu costumo aceitar todos os comentários que não sejam ofensivos ou SPAM. Mas antes, leia a política de comentário do blog. Aceite, do fundo do seu coração, que seu comentário poderá ser rejeitado.

Por favor, não inclua nem mesmo na sua assinatura links comerciais ou que não sejam relacionados ao post - o comentário será rejeitado e entrará na fila de SPAM.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails