quarta-feira, 5 de março de 2008

Conselho de defesa do Foro de São Paulo

No blog do Coronel há várias informações sobre o conflito entre Equador e Colômbia (com a Venezuela de Chavez doida prá entrar na briga e assim fazer sua população esquecer a fome e unir-se ao gran presidente falastrão, à la Maquiavel). Rafael Correa (presidente do Equador) agora está exigindo retratação do Álvaro Uribe (presidente da Colômbia, na foto ao lado) por ter invadido o território equatoriano - prá matar terroristas colombianos que já haviam se instalado no Equador com a anuência de Rafael Correa, diga-se de passagem. Aí eu vejo essa notícia no Estadão:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs hoje a criação de um Conselho de Defesa Sul-americano, liderado pelo Brasil, para representar o continente no Conselho de Defesa da ONU. Lula, no entanto, não relacionou a criação do conselho com a atual crise entre Colômbia, Equador e Venezuela. De acordo com Lula, a liderança do Conselho de Defesa Sul-americano seria uma estratégia para que o Brasil pudesse ocupar uma cadeira no conselho da ONU.
A proposta de Lula foi mencionada durante o discurso de inauguração da sede do Centro de Monitoramente por Satélite da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Campinas, no qual o presidente defendeu a socialização do conhecimento adquirido nas unidades de pesquisa do Brasil, principalmente com os "parceiros" da América Latina e África. "O Brasil vai entrar no conselho de segurança para quê? Para fazer o mesmo que os cinco membros fazem?", observou, justificando sua defesa pela participação do Brasil como líderes do conselho Sul-americano defendido por ele.

Eu, usando minha máquina do tempo (e a dica de um colaborador do Coronel) prevejo que esse tal conselho de segurança terá essa cara:
Temos Rafael Correa, o cocalero Evo Morales, Chapolin vermelho, coma andante, e um vistoso socialista de Armani. Mas não vejo o Álvaro Uribe. Por quê? Pois essa foto é dos "presidentes e fundadores do Foro de São Paulo". E quem seriam esses (procurem no google, não dou publicidade a desocupado)?
Una gran parte de la izquierda de América Latina, quien se quedó sin referentes después de la caida del muro de Berlín, desorientada y confundida, no encontraba un asidero moral, político e ideológico que sustentara su razón de ser, sin embargo quedó latente en el corazón de muchos y muchos revolucionarios y revolucionarias, la utopía por cual luchar.
Ou seja, depois que todas as tentativas comunistas fracassaram fragorosamente, os esquerdistas perderam o apoio moral, e o Foro é o clubinho onde eles inventam inimigos para combater. E o que fazem esses nobres idealistas?

El Foro de Sao Paulo está constituida por: una secretaría que la dirige el PT de Brasil; el Grupo de Trabajo, está conformado por 17 partidos de toda América Latina, a su vez este grupo de trabajo está distribuido por regiones: El Cono Sur, El Caribe y Meso América.

El Grupo de trabajo, es el encargado de preparar la asamblea anual del Foro de Sao Paulo y darle seguimiento a diversos temas que tienen que ver con la solidaridad entre los pueblos, la denuncia internacional por los atropellos de que son víctimas los pueblos, el debate del rumbo a seguir, el papel de los partidos de izquierda ante la embestida imperialista, que hacer, etc.

Ou seja, o que eles fazem eu não sei (aquele "etc" é ótimo, não?), mas, sendo o PT, é de dar medo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu costumo aceitar todos os comentários que não sejam ofensivos ou SPAM. Mas antes, leia a política de comentário do blog. Aceite, do fundo do seu coração, que seu comentário poderá ser rejeitado.

Por favor, não inclua nem mesmo na sua assinatura links comerciais ou que não sejam relacionados ao post - o comentário será rejeitado e entrará na fila de SPAM.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails