sábado, 17 de outubro de 2009

A catraca de Muller política

Tradução de alguns trechos de reportagens do Christian Science Monitor (o nome é uma relíquia histórica, a publicação não é científica nem cristã).

O mais novo magnata da Nicaragua? O presidente "socialista" Daniel Ortega :
Os negócios obscuros de Daniel Ortega, ligados ao presidente da Venezuela Hugo Chávez, estão confundindo os limites entre o partido, o Estado e a família, dizem os críticos.

O presidente nicaraguense Daniel Ortega não fala como a maioria dos homens de negócio. É mais fácil ao ex-líder revolucionário esbravejar contra os males do "capitalismo selvagem" do que discutir seus empreendimentos multimilionários.

Porém, apesar de sua postura retórica contra o "modelo imperialista falido", Ortega e seus confidentes sandinistas mais próximos estão rápida e silenciosamente se tornando os novos senhores da economia do pobre país.

Desde seu retorno à presidência em 2007 (...) Ortega tem criado uma rede de negócios privados que operam sob os auspícios da Aliança Bolivariana para as Américas (ALBA), um acordo de cooperação opaco de países esquerdistas financiados em grande parte pelo presidente venezuelano Hugo Chávez.

Os "negócios da ALBA" de Ortega - conhecidos por uma sopa de letras de acrônimos, como ALBANISA, ALBALINISA e ALBACARUNA - dominaram os mercados de distribuição e importação de petróleo, tornaram-se o principal fornecedor de energia e exportador de café do país, obtiveram lucro com a venda das de ônibus russos doados, e compraram um hotel no centro de Manágua, entre outros investimentos lucrativos.

Apesar da grande sombra que paira sobre as operações comerciais advindas do segredo governamental, a luz revela lucros de centenas de milhões de dólares, apesar da recessão econômica.

Prisão de rival de Mugabe ameaça o governo de unidade do Zimbabwe :
Roy Bennett, um ex-fazendeiro de café cujas terras foram confiscadas pelo governo de Mugabe, é o tesoureiro do Movimento pela Mudança Democrática (MDC) e auxiliar de confiança do primeiro-ministro Morgan Tsvangirai, líder do partido e principal oponente doméstico de Mugabe. Quarta-feira Bennet foi mandado à prisão para ser julgado sob as acusações de terrorismo, insurgência, sabotagem e formação de quadrilha. A condenação levaria à prisão perpétua. A data para o julgamento ainda não foi definida.
(Bennet foi liberado sob fiança sexta-feira, mas a confusão continua.)


O Guantánamo de Obama, políticas anti-terror similares às de Bush? :
Após nove meses de administração Obama, os mesmos representantes de direitos humanos e liberdades civis que faziam duras críticas ao presidente Bush agora fazem críticas semelhantes à nova administração.

Apesar da retórica da Casa Branca ter diminuído o tom, interrogatórios brutos terem cessado e prisões secretas da CIA terem sido fechadas, críticos reclamam que as políticas emergentes anti-terror de Obama se parecem mais com Bush do que Obama.

A administração adotou a filosofia de lei marcial de Bush justificando a detenção indefinida de suspeitos de terror considerados pelo presidente Obama como sendo difíceis de ir a juízo porém perigosos demais para serem liberados.

Representantes do governo sugerem que Obama pode falhar em cumprir sua promessa de fechar a prisão de Guantánamo até janeiro. Uma nova versão do controverso processo de comissão militar deve emergir logo do congresso. E as construções continuam para uma nova e expandida prisão para terroristas na base aérea de Bagram, no Afeganistão.


Obs: catraca de Muller é o processo irreversível através do qual mutações deletérias vão se acumulando em populações assexuadas, sob certas condições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu costumo aceitar todos os comentários que não sejam ofensivos ou SPAM. Mas antes, leia a política de comentário do blog. Aceite, do fundo do seu coração, que seu comentário poderá ser rejeitado.

Por favor, não inclua nem mesmo na sua assinatura links comerciais ou que não sejam relacionados ao post - o comentário será rejeitado e entrará na fila de SPAM.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails