segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Tirania Olímpica

Trecho de artigo de Cláudia Trevisan, no Estadão, em que comenta a legitimação da tirania chinesa às custas dos jogos olímpicos:
O aumento da legitimidade do Partido Comunista parece afastar a possibilidade de abertura e reformas democráticas. Ao contrário, pode dar fôlego à receita que combina livre mercado e repressão política.

"A idéia de que a Olimpíada vai transformar a China em uma sociedade aberta é e sempre foi uma ilusão", afirma Jeffrey Bader, diretor do John L. Thornton China Center do Brooking Institute. Mas ele avalia que os Jogos podem provocar mudanças a longo prazo, principalmente pela pretensão do Partido Comunista de que a China seja tratada como uma potência respeitada pela comunidade global. Para isso, o país tem que adotar padrões internacionais em questões como liberdade de expressão e direitos humanos, ressalta.

Apesar da promessa feita pelo governo chinês ao Comitê Olímpico Internacional de que haveria avanços na questão dos direitos humanos, o que se viu foi um enorme retrocesso, sustenta a Human Rights Watch.

"Os Jogos de Pequim colocaram um fim - para sempre - à noção de que a Olimpíada seria uma "força para o bem"", afirmou Sophie Richardson, diretora da entidade para a Ásia. Segundo ela, os Jogos reforçaram a natureza repressiva do regime chinês e funcionaram como "catalisador" para uma série de abusos contra os direitos humanos, como a remoção forçada de milhares de pessoas de suas casas para dar lugar à remodelação da cidade; a prisão, perseguição e intimidação de críticos do governo e o aumento das violações à liberdade de imprensa.


Agradeço aos colaboradores do Libertad Matters pela série de posts acerca dos "bastidores" da Olimpíada de Pequim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu costumo aceitar todos os comentários que não sejam ofensivos ou SPAM. Mas antes, leia a política de comentário do blog. Aceite, do fundo do seu coração, que seu comentário poderá ser rejeitado.

Por favor, não inclua nem mesmo na sua assinatura links comerciais ou que não sejam relacionados ao post - o comentário será rejeitado e entrará na fila de SPAM.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails