terça-feira, 26 de agosto de 2008

Ensinando a plantar o peixe

Comentário de Xico Graziano, no Estadão:
Há que distinguir pesca de aqüicultura. A pesca se pratica sobre os cardumes livres, existentes nos mares salgados ou nas águas doces. Trata-se de uma captura da natureza. Já a aqüicultura representa um processo de criação, em cativeiro, de organismos aquáticos. Aquela é extrativista e esta, produtiva.

A pesca tradicional, em todo o mundo, há anos se compromete pelo declínio dos cardumes naturais. Primeiro, porque modernos barcos e alta tecnologia aumentaram a capacidade da rapina nos mares. Segundo, porque a poluição reduziu a reprodução dos cardumes de água doce. Resultado: a aqüicultura mundial cresce a 9,2% ao ano, ante apenas 1,4% da pesca extrativa.

Os primeiros criadores de peixes foram os chineses, há 2.500 anos. Do Oriente a piscicultura se expandiu pela Europa, através da Grécia e da Itália. Os peixes, inicialmente, destinavam-se ao abastecimento dos refeitórios de mosteiros europeus. Somente em meados do século passado a técnica começou a ser praticada com fins comerciais, no Japão e nos EUA.

...

Produzir pescados e crustáceos, de forma sustentável, alivia a pressão da pesca extrativista sobre a natureza. Com o sumiço dos cardumes naturais, escasseia o pescado e se eleva o preço na peixaria. Ao contrário, quanto mais peixe for criado, maior a oferta, melhor o preço, mais consumidores da branca e saborosa proteína. No mundo, o consumo de pescado atinge 16 kg por habitante/ano. No Brasil mal chega a 3 kg.

O comentário é uma crítica ao Ministério da Pesca, que desestimula a capacitação dos pescadores em se tornarem produtores de pescado, mas esse é também um exemplo de como a "tecnologia" traz benefícios reais para a população, minimizando prejuízos à natureza - dado que não é do interesse de empreendedores competitivos a exploração extrativista.


Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu costumo aceitar todos os comentários que não sejam ofensivos ou SPAM. Mas antes, leia a política de comentário do blog. Aceite, do fundo do seu coração, que seu comentário poderá ser rejeitado.

Por favor, não inclua nem mesmo na sua assinatura links comerciais ou que não sejam relacionados ao post - o comentário será rejeitado e entrará na fila de SPAM.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails