terça-feira, 1 de abril de 2008

Propaganda eleitoral com o Air Force 51

Trecho de notícia publicada no Consultor Jurídico:
O DEM quer que o TSE proíba até o dia 26 de outubro deste ano, data do segundo turno das eleições municipais, a promoção de eventos fora de Brasília sobre o lançamento de programas de gestão federal e de gestão compartilhada entre o governo federal e os governos estaduais e municipais. O partido pede que o TSE proíba a utilização de qualquer evento oficial para a propagação de elogios ou críticas a partidos e personalidades políticas.

No caso dos cartões corporativos, o grande problema não é a qualidade da carne ou dos 400 quilos de camarão, ou a octanagem dos carros alugados (isso se resolve com licitação e auditoria externa). O problema é a origem do dinheiro - dinheiro público sendo usado para fins particulares. Mas agora, com a crescente vontade do Lulla de se afastar de Brasília e ouvir "a voz do Brasil" (sem Carlos Gomes), há um agravante: não apenas ele usa o dinheiro público (um passeio de aerolula não sai barato, sem contar a claque - ou cerejas, como se diz no Japão) como também usa a sua personalidade pública para apoiar e atacar candidatos. Aliás o que um governante faria em Brasília? Governar?

Ou seja, mesmo que ele comprasse passagens para si e sua comitiva do próprio bolso, ele não poderia discursar ao lado de possíveis candidatos (como a Mãe Dilmá) na condição de presidente - inaugurando obras. Quero dizer, inaugurando a vontade de realizar obras, que talvez nem saiam, e que fazem parte de qualquer governo que justifique os impostos arrecadados. Mesmo uma ditadura respeita a maioria, o que mede a democracia é o respeito às minorias.

Sairia mais barato e menos nocivo para a democracia coroá-lo.


Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu costumo aceitar todos os comentários que não sejam ofensivos ou SPAM. Mas antes, leia a política de comentário do blog. Aceite, do fundo do seu coração, que seu comentário poderá ser rejeitado.

Por favor, não inclua nem mesmo na sua assinatura links comerciais ou que não sejam relacionados ao post - o comentário será rejeitado e entrará na fila de SPAM.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails