terça-feira, 15 de abril de 2008

O sofrimento moribundo do IPEA


Trecho de comentário de Carlos Alberto Sardenberg:
Finalmente, economistas do Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, um órgão de estudos do governo federal, fizeram algo inédito: divulgaram nesta segunda um estudo para “provar” ao BC que não há necessidade de elevar os juros.

Certamente não é função do Ipea entrar em luta com o BC. Claro que o instituto pode e deve apresentar sua visão de macroeconomia, mas não faz sentido politizar o tema e abrir fogo como fizeram.

O pessoal do Ipea simplesmente abriu o jogo e disse que o BC de Henrique Meirelles tem uma visão errada da economia, que é orotodoxo, pró-banqueiros e não gosta do crescimento econômico. Mais ainda: economistas do instituto disseram que, sim, há um conflito dentro do governo Lula entre o desenvolvimentismo de Mantega e a ortodoxia de Meirelles, que o Ipea está ao lado de Mantega e que é preciso fazer o confronto.

É um péssimo modo de colocar o debate. O objetivo de todos deve ser encontrar a melhor combinação para o país crescer o máximo possível sem inflação. Quando o BC eleva os juros hoje é com o objetivo de calibrar crescimento e inflação – ou seja, conter a inflação agora para que ela não acelere demais e aborte o crescimento mais à frente.

Pode-se discordar do método e do momento, como fazem muitos economistas fora do governo. Mas dizer que o BC eleva os juros porque não gosta do crescimento e porque prefere transferir renda para os banqueiros é uma conversa de palanque.


Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu costumo aceitar todos os comentários que não sejam ofensivos ou SPAM. Mas antes, leia a política de comentário do blog. Aceite, do fundo do seu coração, que seu comentário poderá ser rejeitado.

Por favor, não inclua nem mesmo na sua assinatura links comerciais ou que não sejam relacionados ao post - o comentário será rejeitado e entrará na fila de SPAM.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails