quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Venezuela: país perdido no túnel do tempo

do site da Míriam Leitão:
A inflação na Venezuela terminou o ano em 22,5% e o país está no meio de uma reforma monetária que está cortando três zeros da moeda. O Banco Central disse que o consumo foi empurrado no ano passado pelo aumento dos gastos públicos, o que é- alertou - inflacionário. Parte do aumento dos gastos foi impulsionado pelo choque do petróleo que elevou os preços em 60%. A velha maldição do petróleo atinge o país: com ele em vez de o país se desenvolver, o governo está gastando demais, fazendo um crescimento de curto prazo, mas alimentando ao mesmo tempo a crise futura com a alta da inflação. Em vez de resolver o problema, o governo decide cortar zeros da moeda.

O presidente Hugo Chavez continua a sua maré de sorte. Não conseguiu libertar os reféns na frente das câmeras de Oliver Stone, o que ajudaria a melhorar seu filme queimado com muita gente. Internamente liberta presos políticos também na mesma tentativa de melhorar a imagem. E continua pregando a revolução do "socialismo do século XXI" seja lá o que isso signifique a esta altura dos acontecimentos. Bom lembrar que recentemente, membros do governo Lula disseram que a Venezuela não tinha presos políticos e ele agora anistiou os "inexistentes" presos políticos. Quando não está falando na revolução, que nada mais é do que tentativa de aumentar o próprio poder, Hugo Chavez está dedicado ao trabalho de investigação de como morreu o libertador Simon Bolivar.

Tudo na Venezuela parece velho: o presidente vestido de farda militar, a defesa de uma "revolução socialista", presos políticos anistiados, inflação alta e corte de zeros na moeda. A Venezuela com Chavez parece ter se perdido em algum descaminho do túnel do tempo.

Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu costumo aceitar todos os comentários que não sejam ofensivos ou SPAM. Mas antes, leia a política de comentário do blog. Aceite, do fundo do seu coração, que seu comentário poderá ser rejeitado.

Por favor, não inclua nem mesmo na sua assinatura links comerciais ou que não sejam relacionados ao post - o comentário será rejeitado e entrará na fila de SPAM.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails