quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Uma Espécie de Crime Perfeito

texto extraído do site do Diego Casagrande, com texto de Gustavo Franco (na revista Época):

Em represália à perda da CPMF, o governo fez quatro pequenas coisas que o Supremo pode derrubar, e a quinta, a providência realmente importante, é nada mais que um pássaro no céu, uma tesoura voadora, da qual todos querem fugir. As quatro coisas simples são, com efeito, muito simples: uma instrução da Receita para os bancos requisitando as informações que deixou de ter com a queda da CPMF; um IOF "arrecadatório" sobre o crédito concedido a pessoas físicas, com alíquota de 3%; um IOF "supostamente compensatório" incidindo sobre operações de câmbio (exceto as de importações de bens e a de investimentos estrangeiros em carteira), operações de crédito e seguros, com alíquota de 0,38%; e um aumento na Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) dos bancos, de 9% para 15%.

No mérito, essas medidas têm uma contra-indicação mortal, a mesma de outros encargos sobre a intermediação financeira: vão aumentar o chamado "spread" bancário, tornar o crédito mais caro para os mutuários mais necessitados, as pessoas físicas, e diminuir o lucro dos bancos em exatamente zero. É uma espécie de crime perfeito: finge-se que a pancada é sobre os bancos, com o propósito de colocar a oposição na defesa dessas populares instituições, mas a verdadeira vítima é o endividado. Mas quem imaginou que a imprensa não desfaria essa esperteza tola aos dois minutos do primeiro tempo?

Com efeito, o anúncio das medidas talvez mereça entrar para os piores momentos da sala de imprensa do Ministério da Fazenda. Os ministros voltaram de uma reunião com o presidente, para a qual levaram um cardápio de maldades (sabe-se lá das outras medidas, que o presidente rejeitou...), direto para a coletiva, enquanto os técnicos fechavam os textos que refletiam as escolhas presidenciais. Nossa vasta experiência em pacotes fornece pelo menos dois ensinamentos úteis, que foram ignorados: primeiro, que é sempre nessa "última hora" que aparece uma inconstitucionalidadezinha que ninguém teve coragem de observar; segundo, que, independentemente do mérito, a qualidade do impacto do pacote na opinião pública será diretamente proporcional à qualidade do anúncio.

De fato, no plano jurídico, parece que a encrenca vai ser boa. A instrução da Receita pode violar o dever constitucional dos bancos de manter sigilo sobre as informações sob sua guarda; o IOF "arrecadatório" foi aumentado em afronta ao princípio da anualidade; o IOF "compensatório" sobre câmbio viola as obrigações assumidas pelo Brasil no Artigo VIII dos Estatutos do FMI (que tem status de lei, pois é tratado internacional aprovado pelo Congresso); e a CSLL não pode ser discriminatória, ou seja, a Constituição não prevê contribuições diferenciadas sobre bancos.

Se o STF adotar interpretações rígidas, e nada implausíveis, sobre esses assuntos, vai sobrar apenas o IOF sobre os seguros – e seria um vexame inominável se os contratantes de seguros forem os únicos a pagar a conta desse festival de caneladas. O presidente deve estar se perguntando por que resolveu expor seu capital político nesse conjunto de iniciativas.

Sobre a quinta medida, o corte de gastos, de longe a mais importante, o governo mostra uma hesitação ainda maior que sua perplexidade. Num impulso, ouve-se que as emendas dos senhores parlamentares vão sofrer, e simultaneamente ouve-se no Parlamento que as emendas individuais são sagradas. Você, leitor desavisado, portador de crediário e contratante de seguro de vida, sabia que todo parlamentar tem o direito sagrado e adquirido de fazer o Estado gastar 1 milhãozinho ou 2, ou 10, em uma emenda para uma obra paroquial sem importância?

Pois é. A discussão sobre cortes vai ser muito pedagógica, pois existem montanhas de "direitos" como esses que não deviam existir.

A pergunta que eu deixo de lição de casa é: por que um governo "socializante", que diz distribuir renda, dificulta a vida de quem precisa de pequenos empréstimos (pois quem deve muito não se preocupa em pagar, como diria Delfim Netto)?

Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu costumo aceitar todos os comentários que não sejam ofensivos ou SPAM. Mas antes, leia a política de comentário do blog. Aceite, do fundo do seu coração, que seu comentário poderá ser rejeitado.

Por favor, não inclua nem mesmo na sua assinatura links comerciais ou que não sejam relacionados ao post - o comentário será rejeitado e entrará na fila de SPAM.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails