domingo, 13 de janeiro de 2008

Que falta faz uma legislação moderna

Notíciado por Daniel Roncaglia no Consultor Jurídico:

A Google Brasil está obrigada a tirar do ar as comunidades do Orkut que ofendem o bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus e dono da Rede Record. A empresa, que é a subsidiária brasileira da Google Inc. — dona do site de relacionamento —, pode ser obrigada a pagar multa diária de R$ 1 mil por cada página que traga ofensas. A decisão, tomada no dia 13 de dezembro, é do juiz Leandro de Paula Martins Constant, da 34ª Vara Cível de São Paulo.

Algumas das páginas ainda estão no ar. O pedido refere-se especificamente a cinco comunidades. Além de xingarem Edir Macedo, as páginas o ameaçam de morte ou o classificam como um farsante. “Inegável o caráter ofensivo das expressões componentes no produto oferecido pela requerida no Brasil”, afirmou Constant. Para o juiz, o nome, a imagem e a honra do bispo foram feridos pelas comunidades.

O bispo ainda pediu que o site fornecesse os endereços dos donos das comunidades. O juiz, no entanto, negou a solicitação por entender que isto feria o artigo 5º da Constituição, que garante o sigilo das comunicações de dados. A quebra só seria possível em um processo criminal, que não é o caso.

A Google Brasil argumentou que não poderia ser réu da ação porque ela não é a dona do Orkut. O site pertence à empresa nos Estados Unidos, afirmou. Usando precedentes do próprio Tribunal de Justiça de São Paulo, o juiz entendeu que as empresas são parte de um mesmo grupo econômico. “Sendo elas apenas desmembramento destinado às operações comerciais locais, com quotas determinadas pelas empresas que a criaram, possuindo finalidade e interesses comuns”, anotou.

A empresa disse também que não é a autora das ofensas. Para o juiz Constant, contudo, a Google é responsável sim pelo que os usuários escrevem em seus sites. “Não há que se afastar a responsabilidade da ré pelo ato de terceiros, pois cria o universo virtual para o acesso de seus consumidores, ainda que gratuitamente, mas que devem se submeter à aceitação da ré. Portanto, a ré sabe desde a criação do conteúdo das comunidades formadas pelas comunidades, aceita a sua formalização e retransmite os seus termos de forma ampla”, diz o juiz.

Outro aspecto combatido pela Google foi o fato de o pedido de Edir Macedo conflitar com a legislação norte-america Eletronic Communications Privacy Act of 1986. Como o site é hospedado nos Estados Unidos, teria de seguir a legislação de lá. Para o juiz, não existe conflito já que o ato também atingiu o bispo dentro do país. “A imagem do autor no Brasil restou atingida e os acessos à internet também ocorrem dentro do território nacional”, argumentou. A empresa foi condenada ainda a pagar as custas processuais e honorários fixados em R$ 2,5 mil.

Prá começar, eu não entendo essa história de "honra e imagem atingidas": falta de respeito não se resolve com punições, mas com educação. O presidente da República fere minha honra e imagem cada vez que se pronuncia contra "sonegadores", faz declarações mentirosas ou incita a violência quando estimula a luta de classes, por exemplo. Se o bispo acusa as comunidades de ofensivas, é dele o ônus de provar que não é um farsante etc. E o juiz comete um erro sumário ao culpar o site, provavelmente por ignorância: o google "cria o universo virtual para acesso de seus consumidores" da mesma forma que um shopping center ou o metrô, e não imagino que estes possam ser responsabilizados quando seus usuários transgridem a lei.
O que me preocupa mesmo é o resultado de ações desse tipo: de um lado, censura prévia (para os usuários que se preocupem em não transgredir essa legislação cinzenta) e o google tendo a missão impossível de "saber desde a criação do conteúdo das comunidades" e decidindo - arbitrariamente - quais comunidades são potencialmente ofensivas; de outro lado o Brasil perde competitividade, conquanto essas empresas percebem que o ganho de mercado não compensa a dor de cabeça. E o interessante é que, caso não houvesse a Google Brasil, toda a argumentação do juiz perderia sentido e ainda assim brasileiros poderiam criar comunidades no orkut "incitando o ódio" ao bispo Edir Macedo.

Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu costumo aceitar todos os comentários que não sejam ofensivos ou SPAM. Mas antes, leia a política de comentário do blog. Aceite, do fundo do seu coração, que seu comentário poderá ser rejeitado.

Por favor, não inclua nem mesmo na sua assinatura links comerciais ou que não sejam relacionados ao post - o comentário será rejeitado e entrará na fila de SPAM.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails