quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

O culto da mediocridade

Esses dias saiu nos Estados Unidos uma "pesquisa" onde os pelegos da Microsoft comparam as vulnerabilidades do Windows Vista/XP com o MAC OSX - obviamente favorecendo o rebento de Bill Gates. Desde então várias pessoas têm apontado as falhas da propag... pesquisa. Um artigo muito bom relata alguns problemas fundamentais (além de vários outros):
  1. Os comentaristas se basearam numa empresa de segurança (virtual) que coleta "flaw reports" (relatórios de falha); Assim uma empresa menos transparente, como a Microsoft, aparenta ter menos falhas simplesmente porque não as relata. Aliás a Microsoft é tão opaca que acabou freada na Europa pela lei anti-truste.
  2. A definição de sistema operacional, para eles, é maleável: no caso da Apple, eles consideraram falhas em qualquer programa que interaja em Mac - incluindo Java e outros produtos de terceiros ("third-party vendors") -, e produtos para ambientes específicos.
O fato de ninguém ter acesso ao que se passa dentro de um programa da Microsoft, ou pior, ter uma idéia completamente enviesada é preocupante (dado que a única fonte de informação é a própria empresa através dos chamados "white-papers" - propaganda simulando um artigo científico - e uma legião de "astroturfers" - pessoas pagas direta ou indiretamente por empresas ou políticos para simular "opinião pública"). O problema é muito maior quando se fala em inter-operabilidade, ou seja, caso eu opte por não usar os produtos dessa empresa, eu perco a possibilidade de me comunicar com outros computadores cujos usuários optaram ou foram cooptados a usar tais produtos. Mesmo havendo outras opções. No artigo o autor ainda compara, com muita propriedade:
As Harvey Lubin noted, it’s a case of Stockholm Syndrome. Microsoft has a nation of users brainwashed by nonstop propaganda that rivals the old Soviet Union, and is no less interested in keeping them locked inside its Iron Curtain.

Como disse Harvey Lubin, é um caso de Síndrome de Estocolmo. A Microsoft tem uma nação de usuários em que a propaganda intermitente fez lavagem cerebral e que compete com a União Soviética, e não está menos interessada em mantê-los trancados dentro de sua Cortina de Ferro.



Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu costumo aceitar todos os comentários que não sejam ofensivos ou SPAM. Mas antes, leia a política de comentário do blog. Aceite, do fundo do seu coração, que seu comentário poderá ser rejeitado.

Por favor, não inclua nem mesmo na sua assinatura links comerciais ou que não sejam relacionados ao post - o comentário será rejeitado e entrará na fila de SPAM.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails