segunda-feira, 23 de abril de 2012

A tara educacional com o "não pode" -- por via das dúvidas, na canetada

Folha.com - Colunistas - Gilberto Dimenstein - USP na vanguarda do atraso - 21/04/2012

Um banqueiro deu dinheiro para reformar um auditório da faculdade, pedindo em troca uma placa com seu nome. É exatamente assim que algumas das melhores universidades do mundo ganham doações e fazem extraordinárias pesquisas.

Existe aqui uma questão de ego? Existe. Mas quem sai ganhando no final com esse exercício de ego? Muitas cátedras nos EUA têm o nome do doador. Nem por isso (pelo contrário) o ensino é prejudicado. Lá, é onde mais se produz inovação no planeta. Se o banqueiro quiser doar para Harvard, MIT ou Stanford esse mesmo valor, certamente terá uma contrapartida. Todos ficariam felizes.

Justiça condena União e governo de São Paulo por vestibulinho em escolas - vida -  Estadão

A Justiça Federal condenou a União e o Estado de São Paulo a pagarem indenização à sociedade no valor de R$ 1 milhão cada um por não terem impedido escolas privadas da capital de realizar "vestibulinhos" no acesso ao 1.º ano do ensino fundamental. A prática, sempre defendida por algumas das maiores escolas particulares, estava proibida desde 2005 por uma decisão liminar - agora, a Justiça julgou o mérito.

Folha.com - Saber - Governo paulista mantém veto a aluno de 5 anos na 1ª série - 21/04/2012

O Conselho Estadual de Educação informou ontem que o Estado de São Paulo não seguirá a decisão da Justiça Federal em Pernambuco que liberou a entrada de crianças de cinco anos no 1º ano do ensino fundamental.

Assim, continuará vetada em São Paulo a entrada no primeiro ano de crianças que completam seis anos após o dia 30 de junho.

Enquanto isso, na terra que todos amam odiar, crianças de seis e sete anos já podem ler um texto de um documentário perfeitamente -- ou quase, eles ainda engasgam com o "David Attenborough".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu costumo aceitar todos os comentários que não sejam ofensivos ou SPAM. Mas antes, leia a política de comentário do blog. Aceite, do fundo do seu coração, que seu comentário poderá ser rejeitado.

Por favor, não inclua nem mesmo na sua assinatura links comerciais ou que não sejam relacionados ao post - o comentário será rejeitado e entrará na fila de SPAM.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails