domingo, 25 de março de 2012

A faxina semântica

Leio agora há pouco no blog do Josiasque Dilma disse não gostar da palavra "faxina" ao referir-se às suas mudanças:

Perguntou-se a Dilma o porquê de ter desgostado da expressão faxina ética. E ela: “Parece preconceituosa. Se o presidente fosse um homem, vocês falariam em faxina? Isso é bobagem. A questão não é essa palavra.”

Mas eu me lembro que não é bem assim: mesmo a presidente já usou a expressão, e o termo não é inédito -- já foi usado em governos anteriores, patriarcais, ao se referir a qualquer arrumação geral (aqui, aqui, aqui, aqui, e aqui por exemplo). Preconceito é coisa séria.

Eu recomendo essa análise do Josias de Souza (não pude ler a entrevista completa da Dilma), ajuda a entender o abismo que existe entre o que políticos dizem o que fazem. Quanto à negação do toma-lá-dá-cá, o Implicante adiciona um pouco de realidade à ficção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu costumo aceitar todos os comentários que não sejam ofensivos ou SPAM. Mas antes, leia a política de comentário do blog. Aceite, do fundo do seu coração, que seu comentário poderá ser rejeitado.

Por favor, não inclua nem mesmo na sua assinatura links comerciais ou que não sejam relacionados ao post - o comentário será rejeitado e entrará na fila de SPAM.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails