quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Não sei o que eles querem dizer, mas os números estão aí.

Trecho de um texto do Vladimir Safatle, cometido na Folha de SP:
Mas, vejam que engraçado, segundo a QS World University Ranking, os Departamentos de Filosofia e de Sociologia da USP estão entre os cem melhores do mundo, isso enquanto a própria universidade ocupa o 169º lugar. Ou seja, se a USP fosse como dois dos principais departamentos da FFLCH, ela seria muito mais bem avaliada.
Errado. De acordo com esse ranking a USP ocupa a posição geral 169, mas está entre as cem melhores em todas as cinco grande áreas. Como pode?
É porque um ranqueamento apenas compara os scores (maior ou menor) dos componentes. Só com o ranqueamento por disciplina não dá prá saber o ranqueamento total. Por exemplo se 3 escolas A, B e C são comparadas, e a "nota" de cada uma em português/matemática é 5/1 para A, 1/4 para B e 2/2 para C. C vai ser a segunda colocada em cada disciplina, mas a terceira no geral -- se somarmos a pontuação teremos 6 para A, 5 para B e 4 para C. E isso assumindo que todas as universidades tenham indicadores para todas as áreas (e.g. um instituto de Tecnologia pode não ter as áreas de Humanas...).

E no caso citado pelo Safatle é ainda pior porque os indicadores usados são distintos para a universidade e para cada unidade. Isso porque a avaliação depende do objetivo do ranqueamento (quais universidades são melhores para um aluno ou para um pesquisador, por exemplo), e dos dados disponíveis (por exemplo algumas unidades possuem mais informações que outras). Assim, os indicadores usados para dar "nota" aos Departamentos  são diferentes dos indicadores usados para avaliar a a USP como um todo. Nem vou entrar nos méritos do ranking em si, que sempre devemos desconfiar (no caso, eles usam muito enquetes, que avalia mais o "branding" do que a qualidade).

Há muito mais a ser criticado no texto dele, mas esse erro crasso foi o que me assustou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu costumo aceitar todos os comentários que não sejam ofensivos ou SPAM. Mas antes, leia a política de comentário do blog. Aceite, do fundo do seu coração, que seu comentário poderá ser rejeitado.

Por favor, não inclua nem mesmo na sua assinatura links comerciais ou que não sejam relacionados ao post - o comentário será rejeitado e entrará na fila de SPAM.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails