sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Ensine como se faz, Lula! Mostra tudo!

Uma das características de uma república bananeira é a completa falta de correlação entre o que os políticos dizem e o que implementam na prática. E Lula é um mestre na arte de agradar a platéia, mesmo que tenha que defender uma idéia e seu oposto - a claque nunca questiona a incoerência. Por isso não me espantei ao ler essa declaração dele hoje, defendendo Assange:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira que deveria haver protesto contra a prisão de Julian Assange, proprietário do site WikiLeaks, que vem vazando documentos diplomáticos.(...)

"Vamos fazer o primeiro protesto então contra a liberdade de expressão na internet porque o rapaz estava colocando lá apenas o que ele leu. E se ele leu é porque alguém escreveu. O culpado não é quem divulgou, mas quem escreveu a bobagem. Então, que fique aqui meu protesto", afirmou o presidente.
Em uma república decente começaríamos observando a defesa de um protesto contra a liberdade de expressão - mas da boca de Lula é bonitinho, é pós-moderno. Lula também já foi avisado que a prisão de Assange não está relacionada ao seu trabalho no Wikileaks (ainda que seja legítimo questionar a coincidência).

É óbvio que Lula quer faturar politicamente com a situação (e nada fatura mais que atacar os EUA ou outras estórias David-Golias), mas ainda assim é muito estranho vê-lo descrever o trabalho de Assange como "desnudar a diplomacia, que parecia inatingível", "colocando a nu um trabalho menor que alguns embaixadores fizeram"... então por que o Brasil continua tão opaco, com uma burocracia tão cara, com tanta censura, após oito anos de luz? E por que ele critica cada vez que alguém divulga as bobagens ditas por seus companheiros? Desnude o Estado, Lula! Dispa o Brasil! Fica aqui o meu protesto.

Seguem alguns recortes de notícias em que pensava enquanto lia as declarações.

Lula: conteúdo vazado por Wikileaks é 'insignificante' (Estadão, 30/11/2010):
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva minimizou a divulgação de telegramas da diplomacia norte-americana pelo site Wikileaks, que aponta corrupção no governo brasileiro. "Eu acho que as coisas que vi são insignificantes que não merecem ser levadas a sério. Na verdade não sou obrigado a acreditar num telegrama do embaixador americano", disse Lula, em entrevista realizada depois de visitar as obras da usina hidrelétrica de Estreito, no Maranhão.
Tribunal Militar libera à Folha acesso a processo de Dilma (Folha Online, 16/11/2010):
O jornal havia protocolado no tribunal mandado de segurança para ter respeitado o direito constitucional de poder acessar os documentos. O presidente do STM, Carlos Alberto Soares, ao negar acesso, por duas vezes, alegou que queria evitar uso político dos documentos.

Em nova sessão marcada por discussões, dez ministros do tribunal votaram pela liberação do acesso. Para eles, trata-se de um "processo histórico", por isso o veto configurava censura e ia contra a liberdade de imprensa. Somente o relator do mandado de segurança, Marcos Torres, votou contra. Segundo ele, o jornal, ao consultar os documentos, iria invadir a intimidade e a privacidade da presidente eleita.
 Presidente Lula critica vazamento de informações da Polícia Federal (Folha Online, 29/05/2007):
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou na noite desta terça-feira o vazamento de informações de investigações da Polícia Federal. Durante abertura do 24º Congresso Brasileiro de Rádio Difusão, em Brasília, Lula defendeu a liberdade de imprensa e garantiu que as operações da PF continuarão.

"Nós ficaremos muito mais tranqüilos se não permitir que um processo vaze para alguém antes de ser concluído, criando uma imagem negativa da pessoa", afirmou.
Opinião de Lula sobre presos cubanos desencadeia críticas (iG, 10/03/2010):
O presidente desqualificou as greves de fome dos presos políticos cubanos e os comparou aos detentos de penitenciárias brasileiras. "Temos que respeitar a determinação da Justiça e do Governo cubanos. A greve de fome não pode ser um pretexto para libertar as pessoas. Imaginem se todos os delinquentes presos em São Paulo fizessem um jejum para pedir libertação", disse. (...)

Algo parecido ocorreu durante a visita do presidente a Cuba há duas semanas. O encontro coincidiu com a morte de Zapata, que fez uma longa greve de fome e que também havia pedido que Lula interferisse por ele. Embora tenha lamentado a morte do dissidente, Lula disse que não recebeu nenhum pedido da oposição e manteve silêncio perante o presidente cubano. Raúl Castro disse que Zapata não era mais que um "delinquente comum" e culpou os EUA pela sua morte.
Governo quer barrar divulgação dos gastos do cartão corporativo da Presidência (Folha Online, 06/02/2008):
Os ministros Dilma Rousseff (Casa Civil), Franklin Martins (Comunicação Social) e Jorge Félix (Gabinete de Segurança Institucional) afirmaram nesta quarta-feira que estão convencidos de que uma eventual CPI dos Cartões Corporativos no Congresso não pressionará o governo federal a revelar dados considerados sigilosos. Eles convocaram uma coletiva para reiterar a necessidade de manter secretas as informações que tenham como objetivo a segurança do presidente da República, do vice e de seus familiares.(...)

A crise envolvendo os cartões corporativos do governo começou no dia 23 de janeiro, quando a Folha publicou uma reportagem informando que os cartões, indicados para gastos como a compra de material, prestação de serviços e diárias de servidores em viagens, foram usados em 2007 para pagar despesas em loja de instrumentos musicais, veterinária, óticas, choperias, joalherias e em free shop.
Confecom quer ressuscitar Conselho Nacional de Jornalismo (Estadão, 16/12/2009):
A 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) decidiu ressuscitar a proposta de criação do Conselho Nacional de Jornalismo (CNJ). A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) havia tentado aprovar o CNJ durante o primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva, mas a proposta foi rechaçada sob o argumento de que era um forma de o governo controlar os meios de comunicação.
Para Palocci, PNDH erra ao propor controle da mídia (Estadão, 01/03/2010):
Único a defender a continuidade do governo Lula, com uma eventual vitória da pré-candidata do PT, ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), o deputado federal Antonio Palocci Filho (PT-SP) minimizou a importância de projetos do governo federal, como o Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) e o próprio plano de governo de seu partido. "Eu não vejo necessidade de uma ação governamental junto à imprensa em defesa dos direitos humanos, porque a nossa Constituição já fala sobre isso. O jornalista ou o dono de um veículo de imprensa deve respeito à Constituição, como todo cidadão", disse Palocci. "Eu não quero condenar o PNDH, mas não concordo com a forma como foi colocada essa questão", conclui o deputado.
Dirceu: Brasil tem ‘excesso de liberdade’ de imprensa (blog do Josias de Souza, 15/09/2010):
As palavras de Dirceu não deixam dúvidas quanto à presença dele na definição dos rumos do PT e no dia-a-dia da campanha de Dilma Rousseff. Para ele, o jogo da sucessão de Lula está jogado. Acha que, sob Dilma, o PT terá mais peso do que teve nas gestões de Lula. (...) Entre as reformas que julga pendentes, listou a demcoratização dos meios de comunicação. Acha que há “excesso de liberdade” de imprensa no país, "abuso do poder de informar".
Vice-presidente do PT defende regulamentação(Estadão, 9/12/2010):
O vice-presidente nacional do PT, deputado estadual Rui Falcão (SP), disse ontem que o avanço da democracia no País acabará provocando um debate nacional sobre a necessidade de regulamentação dos meios de comunicação. (...)

"Até o Judiciário hoje tem controle externo, após muito debate. Por que o único poder sem controle, sem regulamentação, há de ser o dos meios de comunicação?", perguntou Falcão. Para o vice-presidente do PT, a falta de regulamentação acaba provocando irresponsabilidades: "Em vários países do mundo não existe liberdade de expressão como há hoje no Brasil, muitas vezes beirando a irresponsabilidade."

A mim me parece que o wikileaks é oposição (e deve ser tratado como tal). Dessas que o Lula sempre diz que atrasam o país.

Um comentário:

Eu costumo aceitar todos os comentários que não sejam ofensivos ou SPAM. Mas antes, leia a política de comentário do blog. Aceite, do fundo do seu coração, que seu comentário poderá ser rejeitado.

Por favor, não inclua nem mesmo na sua assinatura links comerciais ou que não sejam relacionados ao post - o comentário será rejeitado e entrará na fila de SPAM.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails