domingo, 12 de setembro de 2010

O verdadeiro monopólio das comunicações

Senado: 32% dos parlamentares têm concessões de TV ou rádio - Já voto: O Globo:
Além da TV Senado, 32% dos senadores brasileiros tem outras formas de comunicação: concessões de TV e rádio. São 26 dos 81 parlamentares, sendo 15 deles de estados nordestinos, cinco da Região Norte, três do Sudeste, dois do Centro-Oeste e um do Sul. (...)

Para o cientista político Eurico de Lima Figueiredo, professor da UFF, o Nordeste é mais sucetível a esse tipo de prática por ser uma região em que os políticos são menos vigiados pelos cidadãos, que sofrem com os piores índices sociais do Brasil. Figueiredo aponta a prática como uma nova modalidade do velho coronelismo e seus currais eleitorais
Está claro que apontar um "monopólio" dos meios de comunicação é uma bobagem: há várias empresas, em várias mídias, competindo entre si. O problema mesmo é a troca de favores entre as empresas (quaisquer, não apenas de comunicação) e o governo, que de fato reduz a competição. O exemplo mais claro é a milionária e inútil EBC - a TV Lula, que surgiu como alternativa a um monopólio inexistente, mas na prática é a expressão última em escala nacional desse coronelismo criticado no texto.

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