domingo, 18 de abril de 2010

Quem está na cola dos políticos no twitter

Hoje estava buscando um analisador de tweets que leve em consideração as redes de usuários, e encontrei um que me pareceu interessante. É claro que existem formas mais sofisticadas, mas eu queria um produto para o usuário final (como um domingueiro como eu) que fosse simples de usar. Lembrei-me do motto do Marcelo Soares (que diz que não devemos seguir os políticos, e sim ficar na cola deles) e resolvi ver quem são os seguidores do José Serra (@joseserra_), da Marina Silva (@silva_marina) e da Dilma Roussef (@dilmabr). Os resultados seguem abaixo (e nos links anteriores) [ver atualização]:





Ou seja, 83% dos seguidores do Serra são twiteiros ativos (169.010 de 203.628), contra 1.4% (410 de 29.039) dos seguidores da Dilma e 1.6% (415 de 25.413) dos seguidores da Marina, de acordo com o site. Esses números são muito diferentes [1], e algumas possíveis explicações são:
  1. o software de análise não é preciso (depende de uma série temporal para os seguidores - favorecendo twiteiros mais antigos - ou tem uma falha mesmo);
  2. alguns twiteiros não permitem acesso público aos seus tweets (conta protegida), e assim não entram na análise;
  3. alguns twiteiros são bogus (contas falsas, criadas só prá inflar as estatísticas);
Eu acredito mais nas explicações 2 e 3 (eu desisti do orkut por causa das contas falsas, identificáveis pois tais usuários não possuem rede de contatos - em versões mais sofisticadas toda a subrede é falsa). Interpretar é muito mais difícil, e por isso tomo cuidado com notícias como essa - prá mim, ainda que confiavel, essa pesquisa só diz que a militância por Dilma é mais forte que por Serra, já que cada comentário negativo "neutraliza" um positivo (para parafrasear novamente o Marcelo Soares, um bugio teve melhor pontaria que o outro).

(PS: desnecessário dizer que esses dados são relativos a hoje, 18 de abril de 2010...)

Update:
[1] Parece que o software está malfeito mesmo: fui conferir os dados novamente no site twitteranalyzer.com, e agora os números das damas está razoável. Dilma tem 76% de twiteiros ativos (22.401 de 29.478) e Marina tem 86% (21.980 de 25.561), como mostro nos printscreens abaixo (clique para ampliar). Se é que se pode confiar nesses números também... os links acima também não funcionam, tem que digitar na mão o twitter dos candidatos, e então ir em "Friends -> Followers Activity". [dados de 18 de Abril, quase 22:00 em Brasília]

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu costumo aceitar todos os comentários que não sejam ofensivos ou SPAM. Mas antes, leia a política de comentário do blog. Aceite, do fundo do seu coração, que seu comentário poderá ser rejeitado.

Por favor, não inclua nem mesmo na sua assinatura links comerciais ou que não sejam relacionados ao post - o comentário será rejeitado e entrará na fila de SPAM.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails