sexta-feira, 23 de abril de 2010

prá relembrar um pouco Marina Silva

JC e-mail 3839, de 01 de Setembro de 2009. Índios atacam exploração apoiada por Marina:
Natura, que tem relações próximas com a senadora, é alvo de ação sob acusação de biopirataria; empresa nega apropriação indevida. Gigante dos cosméticos é suspeita de aproveitar para fins comerciais o fruto do murmuru, de conhecimento tradicional dos ashaninkas

Defendida pela senadora Marina Silva (PV-AC), a exploração comercial de um fruto típico do Acre gerou um processo judicial por biopirataria contra a Natura. A gigante do setor de cosméticos tem relações próximas com a pré-candidata do PV a presidente.
Folha Online - Pensata - Hélio Schwartsman - Ciência sob ataque - 31/01/2008:
Marina Silva tem, como cidadã, o direito de professar a fé que bem desejar. Mais até, não é porque se tornou ministra de um Estado nominalmente laico que precisaria deixar de comparecer aos cultos de sua igreja, a Assembléia de Deus. Ela, entretanto, avançou o sinal quando participou do 3º Simpósio sobre Criacionismo e Mídia, promovido pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo, e, à saída, ainda deu uma entrevista na qual, no melhor estilo dos "neocons" dos EUA, sustentou que visões de mundo criacionistas devem ser ensinadas nas escolas, para que os alunos possam decidir por si mesmos.

Estamos aqui diante de dois problemas. Em primeiro lugar, Marina deveria ter-se recusado a participar do evento, pela simples razão de que não foi convidada para falar na condição de simples fiel da Assembléia, ou teóloga, mas sim por ser ministra do Meio Ambiente, ou seja, uma representante do Estado. E, nos termos do artigo 19 da Constituição, é vedado ao Estado "estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança". Essa, entretanto, é a falta menos grave, que seria facilmente perdoável, se a ministra não tivesse em suas declarações abraçado também a pedagogia ultraconservadora, que pretende transformar fatos comprováveis em comprovados em questões abertas a escrutínio religioso.
Ciência e Tecnologia - NOTÍCIAS - A ministra criacionista:
Respondendo às perguntas do blog de jovens adventistas, Marina disse que “é impossível crer em Deus sem acreditar que Ele criou todas as coisas. E, se nós não sabemos explicar, não devemos ter a pretensão de dizer que elas não existem. A fé é crermos mesmo sem entender (sic). No espaço da fé, a ciência tem todo o acolhimento. Eu gostaria que a fé tivesse o mesmo acolhimento da ciência”. Depois, ela afirmou que “não há demérito” no ensino do criacionismo. As duas filhas mais novas da ministra estudam em colégios adventistas, que ensinam o criacionismo.

Na gestão de Marina, ela contratou o pastor Roberto Firmo Vieira, da Assembléia de Deus, como consultor do ministério, por intermédio de um contrato mantido com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Segundo o site Eco, Vieira usa a estrutura do ministério para cultos, alguns com a presença da ministra.
Marina Silva nega que tenha defendido o criacionismo - nacional - Estadao.com.br:
A senadora disse que foi mal compreendida após ser questionada sobre o fato de escolas adventistas incluírem no currículo o estudo do criacionismo. Ela destacou que, ao falar especificamente dessas instituições, declarou que os jovens poderiam fazer a escolha que julgarem mais sensata. "Eu nunca defendi o criacionismo", continuou a senadora. "Eu acredito em Deus e que Deus criou todas as coisas. Só isso."
(cabe um comentário aqui: essa é justamente a estratégia dos criacionistas, a chamada "ensine sobre a controvérsia")
Ministra Marina Silva se reúne com lideranças evangélicas | Notícias Gospel:
A frase da missionária e ministra de Meio Ambiente, Marina Silva, foi dita na manhã de ontem durante encontro com lideres evangélicos, no Inácios Restaurante, cujos convidados pertenciam há várias denominações.
Visite: Gospel, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

A reunião foi além de um encontro político, na verdade foi um momento de reflexão a respeito do período em que passam o Estado e o país, período em que serão escolhidos os próximos representantes do povo, autoridades constituídas sobre a população.
Livros: A autoajuda verde de Augusto Cury - Edição 2130 - Revista VEJA:
No dia seguinte à festa promovida para sua filiação à nova legenda, a provável candidata do PV à Presidência não gostou nada de ler na imprensa que o psiquiatra e escritor best-seller Augusto Cury ajudara na preparação do discurso que ela fez – de improviso – na ocasião. Chegou-se a atribuir a Cury uma citação do poeta amazonense Thiago de Mello utilizada por Marina – "Não é um novo caminho, mas uma nova maneira de caminhar" (o equívoco é até compreensível: trata-se do tipo de banalidade pomposa que se encontra às dúzias em livros como Nunca Desista de Seus Sonhos, um dos sucessos de Cury). (...)

Nos encontros que antecederam sua filiação ao partido, Cury manifestou interesse em injetar no programa de governo essas suas ideias próprias que todo mundo tem. Quer atuar sobretudo nos projetos de educação: "Tenho sugestões importantes e defendo a realização de uma cirurgia nos currículos". Alguns exemplos "cirúrgicos": 10% do tempo de aula, em qualquer área, deveria ser dedicado à discussão de temas "divulgados pelos meios de comunicação" (categoria vaga e ampla, que daria aos alunos a oportunidade de travar instigantes debates sobre a morte de Michael Jackson ou o desaparecimento fajuto de Belchior). Outra sugestão revolucionária, já defendida em seu livro Pais Brilhantes, Professores Fascinantes: as cadeiras, nas salas de aula, devem ser dispostas em U em torno do professor. As fileiras convencionais seriam propícias ao autoritarismo dos mestres.
A imprensa que afaga e apedreja -- Por Júlio Ottoboni em 19/2/2008 no Observatório da Imprensa:
A incoerência federal está muito além do criacionismo de uma ministra, como mostrou o Estado de S. Paulo (13/2/2008), com a surpreendente declaração de Lula. "Não somos daqueles que defendem a Amazônia como um santuário da humanidade". Com certeza, mostrou toda sua sensibilidade quanto à preservação do complexo amazônico e seu apreço aos que lutam para manter a floresta em pé.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu costumo aceitar todos os comentários que não sejam ofensivos ou SPAM. Mas antes, leia a política de comentário do blog. Aceite, do fundo do seu coração, que seu comentário poderá ser rejeitado.

Por favor, não inclua nem mesmo na sua assinatura links comerciais ou que não sejam relacionados ao post - o comentário será rejeitado e entrará na fila de SPAM.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails