terça-feira, 20 de outubro de 2009

Novos ídolos para a idiotia latino-americana: ditadores africanos

Trechos de entrevista de Guillaume Lacaille, do instituto International Crisis Group em reportagem do CS Monitor sobre não haver nenhum merecedor do prêmio de Mo Ibrahim:
Geralmente o que temos observado na África, e isto é preocupante, é que os líderes estão manipulando suas constituições e fraudando as eleições para serem eleitos. Via de regra, vários líderes aprenderam como preservar os símbolos da democracia sem seguir o espírito democrático, sempre no intuito de permanecer no poder.
Marian Tupy, um observador do Cato Institute, comenta no mesmo artigo:
Essa noção de "um novo amanhecer na África" foi grandemente exagerada, e agora a falta de crescimento econômico na África, e a falta de segurança em geral está alcançando os líderes africanos. Nos últimos quatro ou cinco anos, a economia global favorável ofereceu uma percepção incorreta, camuflou os problemas.
Investidores normalmente fazem um melhor juízo acerca do andamento das reformas de um país do que diplomatas. Agora que a economia global segue um caminho difícil, o dinheiro procura por lugares seguros e previsíveis por onde ir, onde a lei é obedecida, e estamos tendo uma visão panorâmica dos problemas de governança africanos.

Isso explica o interesse de alguns em apoiar ditadores africanos. Transferência de know-how.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu costumo aceitar todos os comentários que não sejam ofensivos ou SPAM. Mas antes, leia a política de comentário do blog. Aceite, do fundo do seu coração, que seu comentário poderá ser rejeitado.

Por favor, não inclua nem mesmo na sua assinatura links comerciais ou que não sejam relacionados ao post - o comentário será rejeitado e entrará na fila de SPAM.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails