sábado, 22 de novembro de 2008

Bossa Baixa

Comentário de Carlos Alberto Sardenberg sobre a compra da Nossa Caixa pelo Banco do Brasil. O imbroglio político:
O governador Serra sabia que a coisa mais sensata a fazer era vender a Nossa Caixa e usar o dinheiro para investimentos, para construir outros ativos ou mesmo para reduzir endividamento e diminuir o pagamento de juros.

O normal seria uma privatização. Prepara-se o banco com avaliações e consultorias, define-se um preço mínimo e abre o leilão. Possivelmente, a Nossa Caixa cairia nas mãos do Bradesco, Itaú Unibanco ou Santander – e possivelmente por um preço maior do que foi pago pelo BB.

O BB até poderia entrar na licitação, com as novas regras, mas dificilmente teria a flexibilidade dos privados para entrar na disputa.

Mas a privatização teria forte oposição do sindicato de bancários, controlados pelo PT ou mesmo do próprio PT, que ainda espetariam na conta de Serra as prováveis demissões e fechamento de agências feitas pelo comprador privado.

Agora, como os sindicatos e o PT podem reclamar da venda para o BB, que é do governo do PT? E se o BB entender que precisa demitir e fechar agências, a conta é de Lula, não de Serra. O governador trocou o leilão por um problema político evitado.

E a burrada econômica, empurrada pela politicagem:
Fica a questão: o estado, o contribuinte paulista, teria obtido mais com a venda em leilão? É possível, mas como nunca se poderá provar…

E Lula? Vai acabar fazendo discurso para dizer que está turbinando o BB para enfrentar a banca privada. Mantega disse que a crise recente mostrou como é importantes ter grandes bancos públicos para intervir no mercado. É mesmo? O governo americano não tinha nenhum bancão e interveio muito mais. Idem para o governo da Inglaterra.

Se considerarmos que o BB não gera riqueza é óbvio que o contribuinte ganharia com um leilão. Mesmo que o BB tenha oferecido mais do dinheiro dos outros do que em leilão.


Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu costumo aceitar todos os comentários que não sejam ofensivos ou SPAM. Mas antes, leia a política de comentário do blog. Aceite, do fundo do seu coração, que seu comentário poderá ser rejeitado.

Por favor, não inclua nem mesmo na sua assinatura links comerciais ou que não sejam relacionados ao post - o comentário será rejeitado e entrará na fila de SPAM.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails