domingo, 22 de junho de 2008

O jornalismo que eu não quero ler

Comentário de Luis Nassif sobre uma carta-corrente publicada em outro blog:

(...)

Notem que Nassif afirma a confirmação da veracidade [1] por Azenha:
Recebi esse texto também. Não publiquei por não ter segurança sobre a autoria. O Azenha confirmou e publicou.

Porém ao ler a publicação original da carta corrente no blog do Luiz Carlos Azenha, ele é explícito em declarar que a veracidade não pode ser confirmada:

Reproduzo antecipando que não foi possível confirmar a autoria.

Nassif propositalmente omite essa informação, ou pior, escolhe as palavras (insegurança/confirmação) para dar margem à interpretações duplipensantes. Basta vermos as datas em que foram publicadas: o Azenha publicou em 19 de junho de 2008 (00:54) e atualizou à 01:12 do mesmo dia. A marcação de data no blog do Nassif é confusa (ele não data as atualizações), mas o post original foi publicado em 19 de junho de 2008, às 21:46 - ou seja, após a atualização do Azenha -, e foi supostamente informado por um leitor sobre a carta-corrente às 22:07. Aliás, no próprio post do Nassif está a notícia original, incluindo o "disclaimer" de Azenha.

A popularidade da carta-corrente, em si, também é questionável: o comentário que avisa o Nassif sobre o texto (que, segundo o Azenha, "está bombando entre estudantes universitários") diz
Nassif, Está bombando no Vi o o mundo o texto A HISTÓRIA DE UM PAI QUE CANCELOU A ASSINATURA DE UMA REVISTA. Vale a pena ser lido.
Eu não sou muito fã dessa transferência de credibilidade (estudantes dão credibilidade a Azenha, que dá credibilidade ao Nassif, etc.).
 
E o Nassif ainda não aprendeu a criar links para o texto original quando se trata de citação...
[1] Uma opinião ou narração particular em primeira pessoa atribuída a um anônimo (ou autor ficcional) não pode ser considerada verdadeira. Assim a veracidade depende da confirmação de autoria.
Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu costumo aceitar todos os comentários que não sejam ofensivos ou SPAM. Mas antes, leia a política de comentário do blog. Aceite, do fundo do seu coração, que seu comentário poderá ser rejeitado.

Por favor, não inclua nem mesmo na sua assinatura links comerciais ou que não sejam relacionados ao post - o comentário será rejeitado e entrará na fila de SPAM.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails