sexta-feira, 16 de maio de 2008

Pesquisa na Amazônia: um corta-e-cola antropológico

Seguindo a dica de Fabiano Moraes, no blog Resistência, sobre a série de reportagens no Jornal da Globo:
O governo do estado de Roraima entrou com ação no Supremo Tribunal Federal para pedir uma revisão do decreto assinado pelo presidente Lula, em abril de 2005, que homologou a reserva Raposa Serra do Sol. Entre as alegações, argumenta que o laudo antropológico que serviu de base para a demarcação de terras teria sido fraudado.

Em 2004, o juiz federal Helder Girão mandou realizar uma perícia no laudo antropológico. “O grupo de peritos concluiu que esse laudo antropológico não tinha sido realizado e que na realidade ele não passa de uma montagem de várias peças antropológicas e jurídicas feitas através do recurso do recortar e colar”, contou o juiz.

A demarcação exigia um conhecimento prévio dos hábitos, da cultura e da ocupação da área. A Funai criou um grupo técnico para fazer o levantamento. O nome de Maíldes Fabrício Lemos aparece na equipe como técnico agrícola. “Eu acho que um negócio desses está errado, porque não sou técnico, eu sou motorista”, reclama.

Identificar a presença de fazendeiros, trabalhadores rurais e fazer uma radiografia das atividades econômicas na reserva era outro objetivo do laudo. Segundo a Funai, o economista responsável pelo levantamento teria sido o então professor da USP, José Juliano Carvalho.

Em carta ao Jornal da Globo, o professor declarou que não participou do grupo de trabalho e nunca foi a Roraima. Ele afirmou deplorar que seu nome seja utilizado ardilosamente contra os povos indígenas e a favor dos grileiros, que, segundo ele, se auto-intitulam empresários do agronegócio.

Parafraseando o Chacrinha, metaparafraseando Lavoisier, "nas pesquisas governamentais nada se cria, tudo se copia, e por escribas analfabetos".

Por falar em Ama-zona: duas cartas (até agora) foram publicadas na revista Nature contra uma reportagem na revista cantando as glórias do governo brasileiro. A reportagem, além de criar uma ligação esotérica entre plantações de soja e o etanol de milho, louva a resistência governamental ao controle de mercado do desmatamento (créditos de carbono) e aplaude o programa assistencialista "tradicional" (mega-reservas controladas pelo Estado). Aí alguém disse: "polícia (controle estatal) em comunidades indígenas não dá certo". "Aliás, mega-reservas não dão certo". E outro lembrou que o mesmo governo não está nem aí prás comunidades ribeirinhas ou emissões de carbono, dado que vem construindo barragens e tem planos de construir hidroelétricas na Amazônia.

PS: Talvez os links para a revista Nature sejam de acesso restrito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu costumo aceitar todos os comentários que não sejam ofensivos ou SPAM. Mas antes, leia a política de comentário do blog. Aceite, do fundo do seu coração, que seu comentário poderá ser rejeitado.

Por favor, não inclua nem mesmo na sua assinatura links comerciais ou que não sejam relacionados ao post - o comentário será rejeitado e entrará na fila de SPAM.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails