domingo, 2 de março de 2008

Elegia a um motoboy

Trecho de texto de Luiz Caversan, publicado na Folha de São Paulo:
Naquela São Paulo que "não podia parar" os office-boys cruzavam o centro da cidade como abelhas faineiras, apressados e febris, numa correria sã que fazia a cidade funcionar em sua burocracia, mas numa certa harmonia com o trânsito, já intenso, mas muito, muito distante do caos presente.

Os boys eram satisfatoriamente necessários, e a pertinência do seu trabalho, do meu trabalho, ainda permitia que se estudasse e também se aproveitasse as longas viagens de ônibus até a zona leste para devorar muitos livros --hábito que graças a Deus se arraigou e persiste até hoje.

Era, sim, uma vida feliz, que ainda permitia finais de tarde no cine Marrocos ou um sorvete "sundae" nas Lojas Americanas, com seu cheirinho de coisas gostosas.

Era uma vida boa, de verdade, daquelas que valem a pena serem lembradas, assim como a lembrei outro dia enquanto o trânsito se arrastava na avenida entupida por causa do corpo do rapaz estendido no chão quente e sujo.

Era um colega meu, apesar dos 40 anos de lapso de tempo. Não era um "office", mas um "moto" boy, desses que entopem as ruas de São Paulo, costurando o trânsito, levando e trazendo uma burocracia inesgotável que exige deles cada vez mais e mais insanidade, a ponto de levar para o beleléu pelo menos dois infelizes por dia...

Fiquei ali um pouco, olhando o corpo do rapaz, pensando que no meu tempo, quando um office-boy era atropelado, isso se constituía em tragédia, notícia de jornal.

Ao passo que o rapaz ali caído no chão, meu colega, só não está totalmente esquecido porque sobrevive um pouquinho aqui, agora, na minha triste lembrança.

Um comentário:

Eu costumo aceitar todos os comentários que não sejam ofensivos ou SPAM. Mas antes, leia a política de comentário do blog. Aceite, do fundo do seu coração, que seu comentário poderá ser rejeitado.

Por favor, não inclua nem mesmo na sua assinatura links comerciais ou que não sejam relacionados ao post - o comentário será rejeitado e entrará na fila de SPAM.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails