sábado, 8 de dezembro de 2007

Sem CPMF Brasília acaba

Do blog do Carlos Alberto Sardenberg:

O presidente Lula assume posição perigosa ao dizer que votar contra a CPMF é votar contra os pobres. E ruim para o ambiente político, especialmente quando pede que as pessoas “marquem” o nome dos senadores que votarem “a favor dos ricos”. Isso radicaliza, divide e impede um verdadeiro debate sobre o sistema tributário brasileiro e a distribuição dos gastos públicos. Ambos são ruins. Todas as pesquisas internacionais mostram que o sistema tributário brasileiro está entre os piores do mundo, por causa de sua burocracia e, especialmente, seu caráter regressivo - o que significa que os pobres pagam proporcionalmente mais que os ricos. Ou seja, os pobres comprometem maior parte de sua renda no pagamento de impostos que estão embutidos no preço das mercadorias serviços. Inclusive a CPMF.
E quanto aos gastos, mesmo ministros do atual governo dizem que há muita ineficiência. Mas o presidente cancela esse debate e diz que ele, Lula, representa o bem e os outros, a canalhice. E se ele, Lula, precisa da CPMF, os outros são desprezíveis aliados dos ricos.

Desnecessário lembrar, também, que Brasília possui ao mesmo tempo a maior renda per cápita e a maior desigualdade de renda do país. Ou seja, a diferença entre ricos e pobres é imensa e os ricos são realmente ricos. Quem seriam esses ricos, e como eles ficaram ricos?


Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu costumo aceitar todos os comentários que não sejam ofensivos ou SPAM. Mas antes, leia a política de comentário do blog. Aceite, do fundo do seu coração, que seu comentário poderá ser rejeitado.

Por favor, não inclua nem mesmo na sua assinatura links comerciais ou que não sejam relacionados ao post - o comentário será rejeitado e entrará na fila de SPAM.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails