terça-feira, 27 de novembro de 2007

Pesquisa interesseira?

Extraído do Estadão:
Na mesma semana em que quatro economistas não-alinhados com o governo foram afastados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), os jornais noticiaram que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) baixou de 6 para 5 a nota do curso de pós-graduação em economia da PUC/RJ e anunciou que não mais financiará o Programa de Formação de Quadros Profissionais do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).
...
Assim como ocorreu no Ipea, cujo presidente, Márcio Pochmann, justificou o expurgo de dois dos quatro economistas afirmando que o órgão não tinha interesse em renovar um acordo que os mantinha trabalhando na instituição, a Capes também alegou não ter interesse em renovar um contrato de financiamento de pesquisadores do Cebrap. O contrato, que vinha sendo renovado desde 1986, expira em 2008. Segundo a Capes, ele não mais se adapta aos seus "programas". No caso do rebaixamento da pós-graduação de economia da PUC, o órgão alegou que o "nível de desempenho acadêmico" do curso caiu.
Esses fatos não são fortuitos, mas produtos deliberados de alguns setores do governo empenhados em calar eventuais críticos e em substituir o pluralismo de idéias por uma ideologia oficial politicamente correta, dita antineoliberal.
O artigo comenta ainda sobre a manipulação do Programa Nacional do Livro Didático (livros comprados com dinheiro público e distribuídos às escolas) e a lavagem cerebral induzida pelo último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) (que deixei registrada aqui).


Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu costumo aceitar todos os comentários que não sejam ofensivos ou SPAM. Mas antes, leia a política de comentário do blog. Aceite, do fundo do seu coração, que seu comentário poderá ser rejeitado.

Por favor, não inclua nem mesmo na sua assinatura links comerciais ou que não sejam relacionados ao post - o comentário será rejeitado e entrará na fila de SPAM.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails