terça-feira, 16 de julho de 2013

Churnalismo contra o CM

(Hoje o assunto é mais pessoal, dado que é uma reportagem completamente irresponsável sobre o Curso de Ciências Moleculares, onde me formei e virei hominho.)

Leio, no que parece ser um dos piores casos recentes de churnalismo, a seguinte passagem:
Ele havia sido convocado a tentar entrar na "graduação secreta" da USP. Secreta porque, apesar de existir há 23 anos, a formação de ciências moleculares não aparece no manual de vestibulandos da Fuvest.
Mas aí, ao baixar o manual da FUVEST 2013 (PDF) , eis que lemos na página 79 (85a folha):

clique na imagem

Basear toda uma reportagem numa premissa falsa é ruim o suficiente. Mas os erros e deturpações deliberadas vão além. O repórter entrevista, além do coordenador do curso, apenas alunos desistentes (jubilados?) e reprovados no exame -- que obviamente terão uma visão parcial e azeda sobre o curso. Tenho certeza que esses "alunos anônimos" não existem (exceto se ele chama de "alunos" a ex-alunos desiludidos). Outras mentiras:
Um dos imbróglios era a rigidez da grade curricular. Quando Fernando se recusou a fazer uma matéria, teve de se submeter a um "tribunal" de professores. Acabou absolvido --permitiram que ele terminasse o curso.
Não há rigidez da grade: no ciclo avançado os alunos podem escolher qualquer curso, de graduação ou pós,  passando por cima dos pré-requisitos. Se o assunto foi parar na comissão (o "tribunal", que nada mais é que a reunião semestral de professores e representantes de alunos), então o que aconteceu provavelmente foi reprovação em uma matéria: a novilígua jornalística diz que o sujeito "se recusou" a realizar uma disciplina do ciclo básico.
Agregou-se à carga draconiana um desafio físico: a sala oficial está em reforma, então cada matéria é dada num prédio da USP.
 Sim, e cada matéria compreende a manhã ou a tarde -- IB, ICB ou IQ pela manhã e IME ou IF pela tarde, que não é diferente do ciclo avançado onde cada matéria é em uma unidade da USP. E que é o mesmo "desafio físico" de escolher um lugar prá almoçar.

Sem dizer que o curso não é "de elite" ou "para a elite". E que não precisa ser convidado -- no meu tempo, a professora Regina Markus ia de Instituto a Instituto, dando palestra aos bixos e falando do curso. E que sempre se pode voltar ao curso de origem sem problemas, sem traumas e sem depressão -- fora o stress legítimo que qualquer aluno passa nessa fase de sua vida. Crescer é complicado, estudar e se dedicar a qualquer curso cansa e deprime, não precisa culpar o Ciências Moleculares. Tenho vários amigos que preferiram deixar o curso -- sem stress, sem nóias e sem amargor -- e seguiram felizes como sempre foram.

Em tempo: obviamente esse post não faz parte de uma crítica generalizada à mídia -- como bem disse um amigo, a Folha não perde para grandes jornais internacionais em qualidade, e tenho jornalistas favoritos ali. Justamente por isso critico (como sempre) os maus jornalistas, para que a imagem desse veículo não seja prejudicada. Assim como na Ciência, há que defender o jornalismo inclusive dos jornalistas.

(Agradeço à lista de discussão do CM pelas informações, em especial ao BlueWhale, ao Eris e ao Bobs :)

Outras reportagens sobre o CM:
Um Nobel na USP? (Superinteressante)
Fábrica de gênios? (Cásper Líbero)
Um curso sem limites (Jornal da USP)
Vinte anos de Curso de Ciências Moleculares, minha primeira Alma Mater (Minuto de Ciência)

Atualização 2013.07.17: todos os manuais da FUVEST que eu busquei aleatoriamente tem sim informação sobre o curso, desde 1994.
Manual da FUVEST 2010 -- PDF (pág 71)
Manual da FUVEST 2007 -- PDF (pág 57)
Manual da FUVEST 2000 -- PDF (pág 64)
Manual da FUVEST 1995 (pág 4)
Manual da FUVEST 1994 (pág 5)

Atualização 2013.07.22: Alunos e professores do CCM respondem à reportagem: http://www.cecm.usp.br/carta-folha.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu costumo aceitar todos os comentários que não sejam ofensivos ou SPAM. Mas antes, leia a política de comentário do blog. Aceite, do fundo do seu coração, que seu comentário poderá ser rejeitado.

Por favor, não inclua nem mesmo na sua assinatura links comerciais ou que não sejam relacionados ao post - o comentário será rejeitado e entrará na fila de SPAM.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails