domingo, 8 de abril de 2012

O MEC e seu ministro

Algumas notícias recentes sobre o MEC e seu ministro, Aloizio Mercadante.

Folha.com -- Ministro diz que 'morrerão pessoas' devido às chuvas neste verão - 16/12/2011

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, afirmou ontem no Senado que o governo não tem como impedir mortes nesta temporada de chuvas por conta de deslizamentos em enchentes. "Morrerão pessoas neste verão. E nos próximos".(...) Mercadante afirmou que o país está atrasado no mapeamento de áreas sob risco de desastres naturais nos municípios. Essa informação é crucial para que o Cemaden, o centro que o governo está montando para produzir alertas de desastre a tempo de salvar vidas, possa fazer previsões de qualidade.

Mercadante: MEC não tem culpa de o Brasil ser grande -  Estadão (29/2/2012)

Na primeira vez que esteve no Senado na condição de ministro da Educação, Aloizio Mercadante atribuiu ao tamanho do Brasil os problemas que marcaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As últimas edições do programa, que avalia a qualidade do ensino no país e garante aos estudantes que tirarem as melhores notas acesso às universidades públicas, foram marcadas por denúncias de irregularidades. "O MEC não tem culpa de o Brasil ser tão grande e tão diverso", disse Mercadante, durante audiência realizada hoje na Comissão de Educação e Cultura.

Mais 30 universidades são suspeitas de terem 'inflado' as notas do Enade - Estadão

Além da Universidade Paulista (Unip), outras 30 instituições são suspeitas de fraudes para inflar as notas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), uma das ferramentas de avaliação do ensino superior.(...)

Os casos não foram descobertos agora pelo MEC. Já eram conhecidos pela pasta ainda na gestão do ministro Fernando Haddad (PT), que deixou o cargo em janeiro. A pasta não informou exatamente quando apurou as possíveis irregularidades e por que não tomou providências até agora ou se já pediu esclarecimentos às instituições.

Blog da Amazônia por Altino Machado » Cursando faculdade há 21 anos, petista do Acre vai assumir diretoria no MEC

O “professor” Irailton Lima de Sousa, diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento da Educação Profissional Dom Moacyr, do Acre, anunciou que vai assumir a Diretoria de Integração das Redes de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação. (...)

Porém, Irailton Sousa, enfrenta dificuldade para apresentar o diploma de graduação em Ciências Sociais pela Ufac (Universidade Federal do Acre), exigido pelo MEC. Segundo a coordenação do curso de bacharelado em Ciências Sociais, Sousa iniciou o curso, pela primeira vez, em 1991.

O "professor" desisitiu da vaga, culpando a reportagem e declarando orgulhosamente que:

O convite que me foi formulado pelo novo secretário de educação profissional e tecnológica do MEC, professor Marco Antônio, para assumir a Diretoria de Integração de Redes de EPT, deve-se principalmente a essa militância setorial, mais que a indicações de outra natureza (...). Muito menos o convite deveu-se à condição de acadêmico da área ou estudioso especialista no tema.

Diretor de programa de bolsas do MEC está inadimplente com governo - vida - geral - Estadão

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes) - órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pelos programas de pós-graduação no País - tem um dos seus chefes inadimplente com a própria Capes. O diretor de Programas e Bolsas da Capes, Emídio Cantídio de Oliveira Filho, aparece como inadimplente em três convênios de pesquisas, dois deles desde 2007. Juntos, eles representam um investimento de R$ 66 mil. (...)

A Diretoria de Programas e Bolsas da Capes, dirigida por Oliveira Filho, é responsável, entre outras coisas, pelo acompanhamento dos bolsistas e beneficiários de programas. Sob sua responsabilidade está, por exemplo, a Divisão de Acompanhamentos de Programas, que tem a responsabilidade de fazer as estatísticas sobre inadimplência de bolsistas no País.

o modelo educacional brasileiro

Artigo bonus:: El perfil del nuevo gobernador: Escribiendo lo obvio — Nada es Gratis

Y buscando la sátira, exagero: es indudable que en muchos nombramientos, el nuevo Gobierno ha optado por nombrar a personas que, además de demostrada fidelidad a la causa, tienen experiencia y capacidad indudable. Pero, con poquísimas excepciones (ahora no se me ocurre ninguna, ¿a ustedes?), cuando la probada fidelidad y la capacidad entran en conflicto en un nombramiento, la capacidad sale perdedora, de igual forma en este que en casi todos los anteriores Gobiernos de la democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu costumo aceitar todos os comentários que não sejam ofensivos ou SPAM. Mas antes, leia a política de comentário do blog. Aceite, do fundo do seu coração, que seu comentário poderá ser rejeitado.

Por favor, não inclua nem mesmo na sua assinatura links comerciais ou que não sejam relacionados ao post - o comentário será rejeitado e entrará na fila de SPAM.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails