sábado, 21 de janeiro de 2012

Um professor com doutorado não ajuda muito, quando alunos mal sabem ler

Profunda escassez de doutores -- Correio Braziliense (publicado no Jornal da Ciência)
"No Brasil, cerca de 70% dos doutores estão na educação e 11% na administração pública. Mudar esse quadro é um dos maiores desafios para o desenvolvimento da economia do país", ressalta Glaucius Oliva, presidente do CNPq. A virada tão necessária, porém, terá de começar na base da pirâmide, pois, mesmo com os avanços no combate à evasão escolar e com os investimentos em novas universidades públicas e em programas de bolsas para estudos no exterior, o Brasil ostenta 60% de analfabetos funcionais, pessoas que sabem ler, mas têm dificuldades para interpretar um texto.
"Esse é um dos motivos para tanta evasão nas universidades e para o deficit de profissionais que a economia tanto necessita" destaca Guimarães, da Capes. Nos cursos de engenharia, por exemplo, 65% dos alunos matriculados desistem no meio do caminho por não conseguirem acompanhar as aulas.
E aliás, a reserva de mercado para os doutores é incentivo para que os alunos sigam na carreira, mesmo que sigam ignorantes (imprimir diploma é barato e gera dividendos políticos; manter qualidade e estimular o mérito só gera benefícios a longo prazo). Enquanto outros, sem medalhas mas talvez com mais preparo e experiência profissional, não possam competir. Mais um dado, mostrando onde está o problema:
"O balanço foi produzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Em 2010, a soma de despesas dos três níveis de governo - municípios, estados e União - totalizou R$ 17.972 por estudante de nível superior. O gasto na educação básica ficou em R$ 3.580."
Também me lembrou por exemplo este artigo, de onde extraí o gráfico comparando recém-formados que decidiram ser professores com os recém-formados em geral:


Nota SAT em habilidades verbais e matemática de professores certificados -- recém-graduados em curso superior --  dos EUA, por área.
As linhas horizontais pretas indicam a média de todos os graduados (ou seja, inclui aqueles que foram para outras áreas que não o magistério).

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