segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Contendo a onda de democratização - na China

Há dois artigos de Perry Link no blog da New York Review of Books comentando sobre os efeitos na China das ondas de protesto no Egito e outros países do Oriente Médio.

O primeiro comenta sobre a tentativa das autoridades chinesas de censurar termos "sensíveis" como 'Mubarak', 'Egito', entre outros - e as soluções encontradas pelos internautas chineses para driblar a censura, como referir-se a Mubarak como 'Mu Xiaoping' ou 'Mu Jintao' em referência a seus próprios ditadores. E menciona que as revoluções no Egito e Tunísia destroem alguns argumentos do governo chinês, como o de que o desejo por democracia e direitos humanos fazem parte de uma tática imperialista americana, e de que esses países seguem o "modelo chinês" de crescimento econômico com repressão política.

O segundo artigo se refere a uma reunião do politburo chinês para conter a movimentação na internet acerca de uma "Revolução Jasmim" e para definir as táticas para "conter a atual onda de democratização no Oriente Médio". Horas após a chamada para as manifestações democráticas o site responsável foi derrubado, ativistas foram detidos, palavras-chave foram censuradas e os manifestantes reprimidos pela polícia. No discurso seguinte do presidente Hu Jintao ele falou em controle da internet e da necessidade de guiar a opinião pública em "direções saudáveis". O artigo menciona ainda que a "orientação" da opinião pública já existe a partir da imprensa oficiosa (citando o jornal "Global Times"), e divulga  trechos de um resumo da reunião do politburo: bloquear comentários independentes; reforçar a filtragem e administração de blogs, microblogs e fóruns; garantir a adesão dos meios de comunicação aos textos oficiais; e orientar a imprensa subordinada ao Departamento de Propaganda que minimize incidentes locais e que associe os eventos recentes à manipulação americana.




Referências:
Para saber mais:
Crédito da Imagem:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu costumo aceitar todos os comentários que não sejam ofensivos ou SPAM. Mas antes, leia a política de comentário do blog. Aceite, do fundo do seu coração, que seu comentário poderá ser rejeitado.

Por favor, não inclua nem mesmo na sua assinatura links comerciais ou que não sejam relacionados ao post - o comentário será rejeitado e entrará na fila de SPAM.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails