segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Blogueiros sim. Independentes, não.

PT descobre um filão (Estadao, 22 de agosto):
Os petistas do governo federal agora frequentam os painéis da Telebrasil, a associação que representa as telecomunicações. Com sua presença, esses eventos - que eram, acima de tudo, técnicos e especializados - se tornaram quentes e polêmicos, como no painel Telebrasil realizado no Guarujá, na semana passada, para debater o tema "O Brasil que queremos em 2011-2014".

Esse encontro se transformou, em alguns momentos, em verdadeiro comício em favor da candidata do PT à Presidência da República, com a palestra do cientista político e petista confesso Alberto Carlos de Almeida, para quem Dilma Rousseff já está eleita. À pergunta se o próximo governo petista continuará a trilhar a mesma linha do atual nas Comunicações, ele respondeu: "Vai continuar, sim. Não tenha dúvida".
Para Magnoli, 'democracias plebiscitárias' são ameaça (Estadão, 20 de agosto -- via Ministério das Relações Exteriores):
No painel O futuro da democracia e o jornalismo, na abertura do 8.º Congresso Brasileiro de Jornais, o sociólogo e colunista do Estado Demétrio Magnoli disse ontem que a imprensa não se deu conta de que virou pauta em razão do momento político da América Latina. Segundo ele, a emergência de "democracias plebiscitárias" na região cria a teoria de que a imprensa não é um mediador, mas um partido político, um jogador da política.

Essa concepção, segundo ele, é a base de projetos de jornalismo estatal feito por empresas que não são de comunicação e estão se associando ao Estado - como as teles brasileiras - para dizer o que o Estado quer que seja dito.

"O projeto da tirania plebiscitária exige a eliminação do mediador, que é, no fundo, a eliminação da opinião pública", afirmou. Isso significa, segundo ele, "eliminar a imprensa e fazer com que o Estado converse diretamente com os cidadãos".
Em congresso da ANJ, Serra critica relação do governo Lula com a imprensa (O Globo Online, 19 de agosto):
O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, criticou nesta quinta-feira a relação do atual governo com a imprensa durante o 8º Congresso Brasileiro de Jornais, promovido pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) no Rio. Ao defender a liberdade de expressão, Serra disse que o atual governo e o PT tentam, por três maneiras, atacar a imprensa no país, o que pode afetar a própria democracia. (...)

Segundo o candidato, a ameaça ocorre por três formas: via uma tentativa "legal" (aspas utilizadas pelo próprio candidato), onde diversas conferências de comunicação, direitos humanos e cultura geraram mais de 600 projetos de lei que, segundo Serra, diminuiriam a liberdade. Outra via seria com a força política, através a publicidade oficial e, por último, com o patrulhamento ideológico.
A liberdade não se decreta (OrdemLivre, 18 de agosto):
Decididamente, as sociedades não se “libertam” a partir do poder, mas a partir de si próprias e da resistência que oferecem à tendência invasiva que toda a soberania possui. O liberalismo não serve para gerar programas liberais de governo, mas para impor limites a que estes se transformem em governos socialistas e desmesuradamente intervencionistas. Essa resistência só pode ser oposta por uma sociedade com forte apreço pela liberdade e pela responsabilidade individual que ela comporta. Por isso, é no campo das ideias e da formação da opinião pública sobre a sua relação com o poder, a soberania e o estado que o liberalismo deve operar. Não é, de fato, fácil convencer uma sociedade a arcar com o peso da responsabilidade, da liberdade e da individualidade.

(HT ao prof. Claudio Shikida e ao prof. Orlando Tambosi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu costumo aceitar todos os comentários que não sejam ofensivos ou SPAM. Mas antes, leia a política de comentário do blog. Aceite, do fundo do seu coração, que seu comentário poderá ser rejeitado.

Por favor, não inclua nem mesmo na sua assinatura links comerciais ou que não sejam relacionados ao post - o comentário será rejeitado e entrará na fila de SPAM.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails