sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

O capitalismo e o Zepelim

Comentário de Paulo Roberto de Almeida sobre um boletim acerca do Forum Social Mundial:
O deputado Adão Pretto afirmou que: "Essa é uma oportunidade de mostrarmos que o capitalismo não é a melhor forma de governar".

O deputado está trocando as bolas: o capitalismo NUNCA foi uma forma de governo, apenas uma maneira -- mais eficiente do que outras, reconheça-se -- de produzir mercadorias, simplesmente isto.

Para formas de governar, o deputado pode escolher entre democracia popular, democracia, ditadura, totalitarismo, caudilhismo, parlamentarismo, presidencialismo, surrealismo e algumas outras, menos o capitalismo, que para isso ele é muito limitado, eu até diria totalmente sem jeito para essas coisas...

Prá mim a palavra "capitalismo" ou representa simplesmente um sistema de trocas voluntárias, baseado em uma métrica, ou uma palavra mágica usada sempre que se quer atirar pedras em alguém. Por isso eu me divirto mais com o "neo-liberalismo", que nem possui definição fora da esfera chicobuarqueana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu costumo aceitar todos os comentários que não sejam ofensivos ou SPAM. Mas antes, leia a política de comentário do blog. Aceite, do fundo do seu coração, que seu comentário poderá ser rejeitado.

Por favor, não inclua nem mesmo na sua assinatura links comerciais ou que não sejam relacionados ao post - o comentário será rejeitado e entrará na fila de SPAM.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails