sexta-feira, 19 de outubro de 2007

cientistas também podem ser idiotas

Lembro-me de um ditado chinês (deve ter algum assim) que diz que "mesmo que um tolo diga uma coisa sábia, ele continuará sendo um tolo, mas um sábio que diga uma tolice torna-se um tolo". E o James Watson já assinou seu atestado de tolice. Ele tem seu nome no famoso "modelo de Watson-Crick", que descreve a estrutura de DNA como uma dupla-hélice, e ganhou um Nóbel de medicina por isso - mais que descobrir como as bases de DNA se arranjam em um cromossomo, eles chamaram a atenção para a importância do DNA como material genético, dado que as moléculas da vez eram as proteínas. Depois disso, sua contribuição foi pífia: escreveu alguns livros, teve sua fama usada para impulsionar o projeto Genoma Humano do Instituto Nacional (norte-americano) de Saúde, e juntou-se à coleção de outros 84 premiados com o Nobel associados ao Laboratório Cold Spring Harbor. Também teve seu genoma sequenciado e publicado recentemente. Ah, e é racista nas horas vagas, como lembrou-nos com sua última declaração:
In his Sunday Times interview, Dr Watson was quoted as saying he was "inherently gloomy about the prospect of Africa" because "all our social policies are based on the fact that their intelligence is the same as ours - whereas all the testing says not really".
Na sua entrevista ao Sunday Times, o Dr. Watson foi citado como tendo dito que estava 'profundamente triste com o prospecto sobre a África' porque 'todas as nossas políticas sociais são baseadas no fato de que sua inteligência é a mesma que a nossa - enquanto todos os testes dizem que não é bem assim'.
Ele já está suspenso do seu laboratório, teve discursos cancelados e enviou desculpas esfarrapadas - declarando o óbvio ululante de que não há provas científicas que corroborem com sua crença. Mas o estrago está feito, e não é a primeira vez: o douto ignorante já discursou idiotices sobre homossexuais, obesos e sobre os que considera burros ou feios - geralmente incestando a Genética. Aliás, supor que ele saiba algo de Genética é como promover o inventor da roda a especialista em automobilismo. Com todo o respeito à roda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu costumo aceitar todos os comentários que não sejam ofensivos ou SPAM. Mas antes, leia a política de comentário do blog. Aceite, do fundo do seu coração, que seu comentário poderá ser rejeitado.

Por favor, não inclua nem mesmo na sua assinatura links comerciais ou que não sejam relacionados ao post - o comentário será rejeitado e entrará na fila de SPAM.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails