domingo, 2 de agosto de 2009

Antonio Gramsci, fazendo escola

Em complemento ao meu post de ontem, a hegemonia dos meios de comunicação não são exclusividade de Hugo Chávez ou de velhos coronéis brasileiros (há também os novos). As duas notícias são de de maio deste ano. Na Folha online:
[O] Sindicato dos Metalúrgicos do ABC recebeu do governo federal duas concessões de TV educativa e duas de rádios educativas no Estado de São Paulo. Foi nesse sindicato --único até agora a ser beneficiado com emissoras-- que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez sua carreira sindical e se projetou para o mundo político.
De acordo com a reportagem, as concessões foram dadas em nome da Fundação Sociedade Comunicação, Cultura e Trabalho, cujo principal mantenedor é o sindicato. A reportagem diz que a legislação não permite a obtenção de outorgas por sindicatos.
No Estadão:
O presidente boliviano, Evo Morales, aprovou ontem um decreto autorizando promotores e juízes a confiscar bens de acusados de "terrorismo, separatismo e crimes contra a segurança do Estado". A informação foi divulgada pelo ministro do Interior, Juan Ramón Quintana, em La Paz. Pouco depois, Evo acrescentou que a medida pode ser aplicada a proprietários de meios de comunicação.
O decreto foi aprovado num momento em que o governo acusa autoridades do departamento (Estado) opositor de Santa Cruz de envolvimento num complô para matar o presidente. A oposição denunciou a medida como uma tentativa de retaliar empresários, políticos e veículos da comunicação que criticam Evo ou defendem as autonomias departamentais - uma reivindicação antiga de Santa Cruz, recentemente adotada por Beni, Pando e Tarija.

(...)

"Esse não é um decreto dirigido a empresários, mas a todos os cidadãos envolvidos em atividades para minar a unidade nacional ou causar riscos para a segurança do Estado", disse Quintana. "Mas se encontrarmos empresários financiando atividades separatistas eles serão castigados", completou Evo.
As referências acima foram-me lembradas pelo Francisco José Viegas em excelente post.





Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu costumo aceitar todos os comentários que não sejam ofensivos ou SPAM. Mas antes, leia a política de comentário do blog. Aceite, do fundo do seu coração, que seu comentário poderá ser rejeitado.

Por favor, não inclua nem mesmo na sua assinatura links comerciais ou que não sejam relacionados ao post - o comentário será rejeitado e entrará na fila de SPAM.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails